Assinar
Ourém

Incêndio em Cumeada permanece “complicado” e mobiliza mais de 400 bombeiros

O primeiro alerta para o incêndio foi dado pelas 16 horas de ontem, quinta-feira.

Joaquim Dâmaso

Apesar do “momento de acalmia” da manhã desta sexta-feira, dia 8, o incêndio que deflagrou durante a tarde de ontem, quinta-feira, em Cumeada, no concelho de Ourém “está novamente ativo”.

Fonte do Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Santarém, disse ao REGIÃO DE LEIRIA, ao início da tarde de hoje, que a situação “está complicada ainda”.

Pelas 15h50, estavam no local 439 operacionais, apoiados por 123 veículos e sete meios aéreos para combater as chamas em zona de pinhal.

O incêndio, que na noite de ontem se mantinha com intensidade entre as zonas de Cumeada e Casal Sobreira, já atingiu, explicou a mesma fonte, a zona da Charneca, onde se está a “sentir uma maior pressão”.

“Vamos ver se conseguimos fazer alguma coisa ao início da noite, mas não está nada fácil”, afirmou.

O balanço efetuado pelo comando do CDOS de Santarém, pelas 23 horas de ontem, dava conta de um rebentamento de uma botija de gás, em Abades, sem vítimas ou danos a registar.

Além da habitação em Abades e de um anexo junto a uma escola, que ficaram danificados, foi atingido outro anexo de uma habitação na localidade de Ramalheira, sem mais danos.

Houve ainda registo de três vítimas: uma mulher, civil, que necessitou de ser assistida no local, em Casal Pinheiro; um bombeiro com queimaduras, que foi assistido no local e voltou ao combate ao incêndio; e um bombeiro com sinais de lipotimia (quebra de tensão, exaustão, desmaios) que foi assistido e transportado para o hospital de Tomar.

Presidente da Câmara de Ourém diz que situação está “muito complicada”

O presidente da Câmara de Ourém disse hoje que a situação relativa ao incêndio que começou no concelho há mais de 24 horas e que já chegou ao distrito de Leiria “está muito complicada”.

“A situação está muito complicada ainda. As casas estão no meio da floresta e muito dispersas”, afirmou Luís Albuquerque.

Adiantando que a preocupação é proteger casas, o autarca disse à agência Lusa pelas 16h45 que, embora o vento agora esteja mais calmo, a sua intensidade, meia hora antes, “foi suficiente para fazer novas projeções”.

À população, o presidente do Município de Ourém pede calma, garantindo que os meios estão no local para combater o incêndio e proteger pessoas e bens.

Com MG e Lusa

(notícia atualizada às 18 horas de 8 de julho de 2022 com declarações do presidente da Câmara de Ourém)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados