Assinar
Ambiente

Pedrógão Grande recebe investimentos de 3,2 milhões para melhorar rede de águas

O projeto representa um total de seis empreitadas, e é cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos

A APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior anunciou esta segunda-feira, dia 18, diversos projetos no valor de 3,5 milhões de euros no concelho de Pedrógão Grande.

Segundo explicou o presidente do conselho de administração da empresa intermunicipal, João Miguel Henriques, a APIN irá realizar “um vasto leque de investimentos, que contempla melhorias e expansão de redes de drenagem de águas residuais domésticas”.

Este projeto representa um total de seis empreitadas com um investimento da APIN a rondar os 3,2 milhões de euros, cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

João Miguel Henriques adiantou que está previsto executar-se, até ao final do primeiro semestre de 2023, 27 quilómetros de conduta gravítica, 2,4 quilómetros de condutas elevatórias, 797 caixas de visita, 523 ramais domésticos e seis estações elevatórias.

O responsável destacou ainda um dos projetos, que assenta na eficiência hídrica, o que evitará as perdas de água, uma medida que já foi tomada noutros concelhos que integram a APIN.

“Este é integrado no Plano Estratégico de Controlo de Perdas do Sistema de Abastecimento de Água, transversal a todo o Sistema APIN. Em Pedrógão Grande representa um investimento de cerca de 322 mil euros, em aquisição de equipamentos de controlo, medição e telegestão para a antecipação de fugas de água”, acrescentou.

Segundo João Miguel Henriques, a “aposta na área da eficiência hídrica é uma necessidade urgente a nível global”.

“Até chegar ao consumidor final, há uma grande quantidade de água que se perde (estima-se superior a 50% na região)”, precisou.

A APIN abrange os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande; e Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penela, Vila Nova de Poiares e Penacova, estes do distrito de Coimbra.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados