Assinar
Música

PianoCenter e GdeGuitarra mostram trabalho de cinco anos na região

Centro Artístico especializado no ensino do piano e da guitarra realiza este sábado, 30 de julho, no Teatro Miguel Franco, o 3º Sarau de Encerramento do Ano Letivo.

Amadeu de Oliveira com Diana Catarino, a dupla que forma o duo DiAma, um dos destaques do espetáculo deste sábado no Teatro Miguel Franco

Parece que foi noutra vida, mas Amadeu de Oliveira ainda se lembra de tocar no palco do Teatro José Lúcio da Silva, quando vinha à cidade, décadas atrás. “Era presidente Afonso Lemos Proença e nem havia o Teatro Miguel Franco”. Passaram muitos anos, o pianista divorciou-se da ligação que o fez conhecer Leiria, mas ficaram as boas memórias. Foram elas que, em 2017, o fizeram estabelecer-se e criar por cá um centro de ensino dedicado ao piano, o PianoCenter. Em 2019 o projeto estendeu-se à guitarra, com Hélder Ferreira em GdeGuitarra. E, além de Leiria, as aulas estenderam-se já à Marinha Grande e a Casal dos Claros.

“Comecei devagarinho, do nada. Neste momento tenho um lote de alunos muito interessante. O objetivo não é a quantidade, mas a qualidade”, explica ao REGIÃO DE LEIRIA Amadeu de Oliveira, que mantém ligações a França, onde integra uma associação de produção de espetáculos.

Por cá, PianoCenter e GdeGuitarra têm 27 alunos, “dos 8 aos 40 anos”. Numa cidade com muita oferta no ensino da música, o projeto de Amadeu de Oliveira “não quer fazer concorrência a ninguém”.

“Quero fazer um caminho específico”, que se distinga “pelo sistema de ensino”. Em que sentido? “Mais do que em Leiria, o sistema português está degradado e cada vez pior. O que produz é muitos diplomas mas, depois [os alunos] sentam-se ao piano e… não sai”.

Falta prática no ensino, aponta o professor e pianista, e por isso nas suas aulas “tem de se tocar” diz, com pragmatismo. “Tenho essa possibilidade: aluno que não funciona, não vale a pena perder tempo. Isto não é um viveiro de alunos, não é para fazer dinheiro, só. Não é esse o objetivo. É preciso ter vocação e capacidade de trabalho”, sublinha.

O resultado desse caminho de PianoCenter e GdeGuitarra é apresentado sábado, no sarau de fim de ano. “Queremos mostrar trabalho e dar a entender aos alunos que, se não tivermos uma experiência com quem está acima de nós e para lá de nós, não evoluímos”.

Entretanto, o professor prepara já com a sua equipa o próximo passo. “Queremos concretizar uma associação para bifurcar [os projetos] entre a escola e a produção de espetáculos”, antecipa Amadeu de Oliveira.

3º Sarau de Encerramento do Ano Letivo

Este sábado acontece o 3º Sarau de Encerramento do Ano Letivo do PianoCenter e GdeGuitarra. O espetáculo deste 30 de julho (21h30) é no Teatro Miguel Franco onde, além dos alunos dos vários núcleos do PianoCenter e GdeGuitarra, atua o Coro do Casal dos Claros/Coucinheira e a pianista ucraniana Yuliia Kompaniiets, com a filha Uliana Lyman, violinista de 9 anos, ambas refugiadas em Portugal. Também o DiAma, que junta o pianista Amadeu de Oliveira e a saxofonista Diana Catarino, fará uma participação especial.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.