Assinar
Música

“Concertos intimistas” lembram em Leiria a descoberta de Schumann por Afonso Lopes Vieira

O pianista Amadeu de Oliveira encerra no domingo, dia 24, a primeira temporada do projeto que leva a música erudita próximo do público.

Amadeu de Oliveira fecha no domingo, dia 24 de março, a temporada de estreia de “Concertos intimistas”

Numa visita a São Pedro de Moel nos alvores do século XX, José Vianna da Motta sentou-se ao piano da Casa-Nau e tocou para Afonso Lopes Vieira as “Cenas infantis” do compositor alemão Robert Schumann. “Ele ficou fascinado que para cada peça escreveu um poema, homónimo” ao título em alemão de cada peça, explica o pianista Amadeu de Oliveira. Essas poesias remetem para as memórias de infância do próprio poeta leiriense e deram origem a uma edição, em 1916, “Poesias sobre as cenas de Schumann”.

Essa relação entre a música do alemão Schumann e a poesia de Afonso Lopes Vieira inspirou a primeira temporada de “Concertos intimistas”, um programa pensado por Amadeu de Oliveira para o outono-inverno, ao som de “O romantismo alemão”. O ciclo de cinco concertos termina no domingo, dia 24 (16h, com reservas pelo 933 343 610), com recital final na Sala do Artista, no PianoCenter, em frente ao Seminário Diocesano de Leiria.

Será um momento especial, promete o pianista: além do registo intimista, reservado a 25 pessoas, estará presente o ator Miguel Linares, que fará de Afonso Lopes Vieira – personagem que representa habitualmente no verão, durante o Festival Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel. “Vamos apresentar as 13 peças ao piano, a que correspondem 13 poemas. É uma obra real, baseada em factos reais”, explica Amadeu de Oliveira.

A experiência de oferecer música num registo tão próximo e informal “tem sido fantástica”. “Este projeto pretende criar um nicho de público e, ao longo dos concertos – sempre com sala cheia -, tem sido gratificante perceber que há ansiedade e ‘sede’ por este tipo de eventos. São concertos ativos e interativos”, conta o músico.

Nas sessões, Amadeu toca mas também fala sobre a música, o piano “e até a sociedade em geral”. Também convida o público a ler as poesias de Afonso Lopes Vieira e até já aconteceram momentos inesperados. “Num dos concertos tive uma descendente longínqua de Afonso Lopes Vieira: uma senhora com mais de 80 anos, que veio do lar e que nos maravilhou. Ela própria escreveu um poema, que recitou em homenagem a Afonso Lopes Vieira”.

No final do ano, os “Concertos intimistas” voltarão ao PianoCenter, dedicados a outros compositor. Antes, Amadeu de Oliveira anuncia um concerto com convidados, no Teatro Miguel Franco, a 7 de junho.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados