Assinar
Desporto

Portomosense Bernardo Cunha bate recorde nacional de decatlo

Atleta sub18 conseguiu três novos recordes pessoais e quebrou marca que existia desde 2016.

FPA

O atleta Bernardo Cunha terminou a sua participação no decatlo dos Campeonatos Europeus sub18, que terminaram ontem em Jerusalém (Israel), com a obtenção de um recorde nacional da categoria.

O jovem natural de Porto de Mós conseguiu ainda ser o primeiro português a ultrapassar os 7.000 pontos no escalão, ao conseguir totalizar 7.050 pontos, divulga a Federação Portuguesa de Atletismo.

Depois de quarta-feira ter concluído a sua prestação na 10ª posição, esta quinta-feira, Bernardo Cunha começou o dia com um recorde pessoal nos 110 metros barreiras (15,31 segundos), cumpriu no lançamento do disco (43,45 metros), teve um contratempo no salto com vara, quando esta se partiu, atingindo apenas o registo de 3,70 metros, e obteve um bom lançamento do dardo com um recorde pessoal (50,96 metros) e terminou com um recorde pessoal nos 1.500 metros (4m44s75cs).

Detentor de um recorde pessoal de 6.620 pontos, Bernardo Cunha, do GD Pedreiras (Porto de Mós), registou uma melhoria de 430 pontos, superando em 283 pontos o anterior recorde (6.767 pontos) que pertencia a Manuel Dias desde 2016.

No final da competição, o atleta português ficou no 9º lugar e confessou que “nem queira acreditar que tinha passado os 7.000 pontos”. “Estes foram dois dias emocionantes: abri com um recorde pessoal aos 100 metros, melhorei meio metro no comprimento e passei os 13 metros! Os recordes pessoais foram-me motivando e dando energia, depois estava aqui a competir com os melhores e senti-me inspirado”, referiu, citado em comunicado pela FPA, mas fez notar que “o objetivo era bater o recorde nacional e ficar no top10 e isso foi alcançado”.

Bernardo Cunha pretende “continuar a sonhar alto”, “com a certeza de que tenho de treinar e trabalhar para continuar a evoluir”.

Foto: FPA

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.