Assinar
Cultura

Arte urbana e digital chega a vários outdoors do país e um deles está em Leiria

A ilustradora Clara Não é a autora do cartaz que pode ser visto na A1, entre as saídas de Leiria e Fátima.

foto do cartaz de Clara Não na A1
Cartaz de Clara Não pode ser visto na A1, no sentido Norte/Sul, entre as saídas de Leiria e Fátima

Há um outdoor na A1, entre as saídas de Leiria e de Fátima, a reclamar a atenção dos condutores: “Se me negas a liberdade / Eu nego-te o silêncio / Eu saio à rua // Eu luto / Eu não me calo / Eu não esqueço”.

O cartaz foi elaborado pela ilustradora Clara Não, que integra o grupo de nove artistas desafiados pela organização do festival RECLAM’ARTE “a saírem dos ecrãs das redes sociais” e a exporem os respetivos trabalhos “numa plataforma que esteja acessível ao grande público”, refere a organização em nota de imprensa.

Os suportes usados são monopostes e outdoors digitais localizados nas principais vias das estradas nacionais e em locais de passagem, entre Porto e Lisboa. Na edição deste ano participam, além de Clara Não, Vasco Gargalo, Another Angelo, ±MAISMENOS±, Sara Tarita, Hugo Van Der Ding, bycastro, Luísa Azevedo e Nuno Viegas.

O RECLAM’ARTE é um projeto da Liter, plataforma ligada ao sector cultural criada durante a pandemia, com o objetivo de “apoiar e fomentar a cultura, o pensamento crítico e a liberdade artística”. Citado na nota de imprensa, Guilherme Rebola, sócio fundador da Liter, sublinha que o sector cultural “foi gravemente atingido pela pandemia” e “não pode ser descurado”. “Basta que tomemos como ponto de referência o final de 2019, em que as indústrias criativas valiam cerca de 7% do Produto Interno Bruto português e representavam 3% de todo o emprego”, acrescenta.

A iniciativa conta com o apoio da BIGoutdoors e da DREAMMEDIA, entidades responsáveis pelos outdoors onde agora podem ser vistos os trabalhos dos nove artistas.

O trabalho de Clara Não está instalado ao quilómetro 126,4 da A1, sentido Porto/Lisboa, após a saída de Leiria e antes da saída para Fátima/batalha e da área de serviço de Leiria. Os cartazes vão poder ser vistos durante os próximos dois meses.



Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados