Assinar
Sociedade

Campanha “Viajar sem pressa” alerta condutores para os riscos do excesso de velocidade

Campanha decorre até 23 de agosto em vários pontos do país.

Fotografia de dois militares da GNR na estrada ao lado do carro de patrulha
Foto de Arquivo

A partir de amanhã, 16 de agosto, estará na estrada a campanha “Viajar sem pressa”. A ação tem por objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, lembrando que “a sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade” e que “as consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada”.

A campanha vai decorrer até 23 de agosto, inserida Plano Nacional de Fiscalização de 2022, e envolve a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP).

O mote da ação remete para os riscos da condução em excesso de velocidade, sendo esta “uma das principais causas dos acidentes nas estradas e é responsável por mais de 50% das infrações registadas”, aponta a GNR em nota de imprensa.

“Num atropelamento, a probabilidade de existirem vítimas mortais aumenta em função da velocidade a que circulam os veículos. Se um veículo circular a 30 km/h, a probabilidade das consequências de um atropelamento serem mortais é de 10%. Aumentando a velocidade para 50 km/h, a probabilidade passa a ser de 80%”, refere a mesma nota.

A campanha “Viajar sem pressa” integra ações de sensibilização da ANSR e operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP.

As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização, um pouco por todo o país, estando prevista uma Leiria, no dia 22 de agosto, a partir das 9 horas, na avenida das Comunidades Europeias.

O comunicado salienta ainda que “a condução em excesso de velocidade é um risco para a sua segurança e dos outros: a velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais; quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece; numa viagem de 10 km, aumentar a velocidade de 45 para 50 km/hora permite ganhar apenas 1 minuto e 20 segundos”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados