Assinar
Ourém

Colocados em Ourém dois médicos especialistas em medicina geral e familiar

“Mais de 20% da população sem médico atribuído”, uma situação que o porta-voz da Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo classifica de “preocupante”

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Médio Tejo contratou cinco médicos de família, dois dos quais colocados em Ourém, depois de um concurso com 12 vagas e um défice atual de 28 profissionais no conjunto do agrupamento.

“Para o último concurso nacional foi pedida a abertura de 22 vagas para médicos de família, foram atribuídas 12 e só foram preenchidas cinco, o que é manifestamente insuficiente”, disse esta quarta-feira, dia 17, Manuel Soares, porta-voz da Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT).

O porta-voz sublinhou que há um “défice de 28 profissionais” para os cuidados médicos e “mais de 20% da população sem médico atribuído”, cerca de 50 mil utentes, numa situação que classificou de “preocupante”.

Manuel Soares afirmou que “os cuidados médicos são aqueles que têm mais problemas porque não se consegue garantir de momento a abertura das unidades de saúde de proximidade”, tendo acrescentado que “só foram colocados cinco médicos, concretamente um no Entroncamento, dois em Ourém e dois em Tomar”, e que os concelhos mais afetados eram os de Abrantes, Alcanena e Ourém.

O representante da CUSMT recebeu da ACES a informação de que, “para as vagas que não foram preenchidas, até final de agosto vai ser aberto novo concurso” para médicos de família.

“É ver para crer, mas esperemos que haja pelo menos três ou quatro médicos que possam realmente vir, que não tiveram lugar noutros lados”, afirmou, dando conta que “nominalmente” o ACES “baixou de 60 mil para 50 mil” o número de utentes sem médico atribuído.

A ACES Médio Tejo confirma que “neste momento tem cerca de 50 mil utentes sem médico de família atribuído, pelo que necessitaria de 28 médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar para garantir médico a todos os utentes inscritos e frequentadores”.

Por outro lado, a diretora executiva do ACES, Diana Leira, confirmou que no recente concurso de ingresso na carreira especial médica de Medicina Geral e Familiar foram atribuídas 12 vagas ao ACES Médio Tejo” e que foram preenchidas cinco.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados