Assinar
Ansião

Complexo Monumental de Santiago da Guarda recria cenários do tempo dos romanos

Programa inclui colóquios, momentos de dança e música, teatro e zona de restauração.

Será um fim de semana repleto de recriações históricas, gastronomia e música aquele que a autarquia de Ansião pretende recriar a 10 e 11 de setembro, no Complexo Monumental de Santiago da Guarda, com o Fórum Romano.

Com abertura prevista para as 14h30 de sábado, dia 10, o evento arranca com o colóquio “Cultura e Cidadania no Tempo dos Romanos”.

Vários grupos vão recriar cenários como o batizado, casamento e funeral, entre outras cenas, estando previstos também momentos de música e dança. O Cortejo Romano, às 20 horas, dá início à noite que contará com momentos gastronómicos em tabernas, Música no Mercado e um espetáculo de fogo.

No segundo dia do Fórum, há oficinas alusivas a filosofia, lucernas, mosaico e bulas. A tarde do dia 11 está reservada a Teatro de Marionetas, às 15 horas; Romaníadas, uma hora mais tarde, pondo frente a frente as diversas freguesias do concelho; Veneração aos Deuses, às 18 horas; e Estratégias de Combate da Legião, às 19 horas. O último momento tem início às 20 horas, com Música no Mercado.

Além da gastronomia tradicional, os produtos regionais e o artesanato local estão também em exposição no Complexo, um dos mais notáveis vestígios da presença romana no distrito de Leiria, classificado Monumento Nacional em 1978 como Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.