Assinar
Leiria

Empresas têm até setembro para apresentar problemas reais aos estudantes

Ao longo das últimas quatro edições, o projeto “Link Me Up – 1000 Ideias”, liderado pelo Politécnico de Leiria, permitiu resolver 48 casos apresentados por 47 empresas

As empresas ou outras organizações interessadas em apresentar problemas reais no âmbito da quinta edição do projeto “Link Me Up – 1000 Ideias”, liderado pelo Politécnico de Leiria, podem fazê-lo até dia 7 de setembro junto da instituição de ensino superior.

Ao longo das últimas quatro edições foram resolvidos 48 casos apresentados por 47 empresas e instituições, envolvendo 250 estudantes e mais de 90 facilitadores do Politécnico de Leiria e de escolas com ensino profissional.

Os vencedores das edições regionais do “Link Me Up” vão participar na fase nacional, que se realiza no Politécnico de Beja, entre os dias 12 a 15 de setembro, estando a concurso prémios para os três primeiros classificados, de 5.000, 3.000 e 1.500 euros.

Entretanto, está a decorrer o período de manifestação de interesse pelas empresas e outras organizações, a apresentar até 7 de setembro, via e-mail para linkmeup@ipleiria.pt ou susana.rodrigues@ipleiria.pt. “São convidadas a apresentar problemas reais ou desafios para os quais se procuram respostas, integrando equipas multidisciplinares de estudantes do ensino superior de diversas áreas, empresas e outras organizações e professores que são os facilitadores do processo de cocriação de inovação”, explica o Politécnico de Leiria.

As empresas colocam um desafio que é transformado em “case design” e colocado online. Os estudantes candidatam-se, na plataforma do projeto, à participação na empresa que querem e, após a seleção dos candidatos que garantem as competências necessárias, a equipa multidisciplinar é constituída. Segue-se o processo de cocriação de inovação, através de “design thinking”, abordagem de cenário e construção de demonstração, ao longo de oito a dez semanas.

A nível nacional, conta até agora com 490 casos desenvolvidos, envolvendo aproximadamente 2.500 estudantes, 570 facilitadores e 440 empresas e instituições. O objetivo é atingir, até à sexta edição, em 2023, 1.000 ideias, ou seja, 600 casos de cocriação de inovação e 400 ideias de negócio, e o envolvimento de 4.835 estudantes e 600 empresas, bem como gerar a criação de 50 empresas.

O “Link Me Up – 1000 Ideias” tem um investimento de 5,9 milhões de euros e um financiamento de 4,7 milhões de euros através de fundos comunitários. Engloba um consórcio de 13 politécnicos portugueses.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.