Assinar
Caldas da Rainha

Aluno do Politécnico de Leiria vence Prémio Design Adico Desenha o Futuro

João Queirós ganhou a categoria Estudante do concurso, que tinha como objeto a criação de uma poltrona para uso em espaços interiores

João Queirós (à esq.)

Um aluno do mestrado de Design do Produto da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), do Politécnico de Leiria, conquistou o primeiro lugar numa das categorias do Prémio Adico com uma poltrona intitulada “Inclinada”.

João Queirós venceu a 2ª edição do Prémio Design Adico Desenha o Futuro, na categoria Estudante, que tinha como objeto a criação de uma poltrona para uso em espaços interiores.

O premiado criou a “Inclinada”, que tem uma forma quadrada e “mistura uma linguagem conhecida do design moderno enquanto provoca um contraste com a sua inspiração”.

“A estrutura, de construção linear, remete para ideia de dois ângulos retos que deixam de estar alinhados, criando uma grelha com contraste entre linhas paralelas e ângulos retos. Graças à sua inesperada forma, esta peça dinamiza qualquer espaço, tornando-se um elemento diferenciador, mas não perdendo a linguagem familiar dos móveis de sentar”, explica um comunicado do Politécnico de Leiria.

“A ligeira inclinação pressupõe uma posição mais relaxada e descontraída e o corpo humano tem tendência a segui-la, após estar sentado durante um determinado período de tempo, de modo a acomodar-se melhor”, refere o autor.

“Através daquela inclinação ténue em conjunto com as almofadas volumosas, esta forma de estar é invocada, convidando o utilizador a um momento de relaxe e descontração, sentando-se num equipamento de elevado conforto dotado de uma textura agradável e luxuosa”, adianta João Queirós.

Das 40 propostas a concurso e após a avaliação de um júri, João Martins foi distinguido com o 1º prémio (1.300 euros) e Diogo Pimenta com o 2º (700 euros), na categoria Jovens Profissionais. João Queirós e Pedro Travassos, este da Universidade de Aveiro, ficaram em 1º lugar ex aequo (700 euros), na categoria Estudante.

Este concurso dirige-se a alunos dos cursos das áreas de Design e Arquitetura, dos 1º e 2º ciclos do ensino superior e jovens profissionais até 30 anos. É um desafio à criatividade e exercício de competências, que visa promover a cooperação entre a indústria, a universidade e os jovens profissionais em início de carreira.

A Adico é uma empresa nascida em 1920, em Avanca, no distrito de Aveiro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.