Assinar
Fátima

Exposição desvenda mistérios das viagens da Virgem Peregrina de Fátima pelo mundo

Exposição na Basílica da Santíssima Trindade exibe um mapa de 1954 que assinala as viagens da Imagem pelo mundo

A viagens da Virgem Peregrina de Fátima nos últimos 75 anos estão no centro de uma visita temática à exposição “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”, no dia sete de setembro, orientada pela investigadora Sónia Vazão.

Esta é a penúltima visita temática à exposição, orientada pela Investigadora do Departamento de Estudos do Santuário, sobre o tema “Virgem Peregrina, Rosto de Fátima no mundo” e a análise das diferentes viagens Imagem desde 1947.

O tema integra o primeiro núcleo da exposição e está relacionado com um dos objetos expostos: um mapa de 1954 que assinala as viagens da Virgem Peregrina pelo mundo. A génese deste percurso remete para o ano de 1945, quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse as capitais e cidades episcopais da Europa, até à fronteira da Rússia.

A ideia foi retomada em abril de 1946, por um representante do Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina, e no ano seguinte teve início a primeira viagem.

Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que a primeira Imagem Peregrina não deveria sair mais, a não ser por alguma circunstância extraordinária.

A fim de dar resposta aos pedidos provenientes de todo o mundo, foram, entretanto, feitas 13 réplicas da primeira Imagem Peregrina.

A visita, que tem entrada livre, inicia-se às 21h15 na Galilé dos Apóstolos, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade e prossegue com uma visita à exposição.

A mostra estará patente até 15 de outubro de 2022, no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, e poderá ser visitada gratuitamente, todos os dias, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.