Assinar
Bombarral

Pera rocha e vinho português unidos em certame no Bombarral

Certame acontece entre 10 e 15 de agosto e conta com 66 expositores dedicados ao setor vitivinícola e à pera rocha.

É já no próximo dia 10 de agosto que a Mata Municipal do Bombarral volta a servir de palco para acolher o 37º Festival do Vinho Português e a 27ª Feira Nacional da Pera Rocha, numa edição em que são esperados “entre 25 e 35 mil visitantes”, segundo a autarquia.

A decorrer entre os dias 10 e 15, o certame conta este ano com a participação de 66 expositores, dos quais 24 representam o setor vitivinícola e oito do setor de produção da pera rocha.

“Com um enquadramento natural único, os visitantes vão ter novamente oportunidade de saborear alguns dos melhores vinhos que são produzidos nas diversas regiões vitivinícolas do país e deliciar-se com as mais diversas iguarias que têm por base a rainha da fruticultura portuguesa”, refere a organização numa nota à imprensa.

Outra aposta do certame, que volta a realizar-se depois de um interregno ditado pelas medidas de contenção da pandemia de Covid-19, passa pela forte componente gastronómica dinamizada pelas associações do concelho, que asseguram as tasquinhas no recinto.

Irá estar também disponível um restaurante próprio e um “Espaço Gourmet”, onde diariamente “vários chefes de cozinha irão confecionar ao vivo diversos pratos que promovem a junção entre o vinho e a pera rocha”, lê-se no comunicado.

No que diz respeito à vertente musical, passam pelo certame a Banda Xeques Orquestra (dia 10), David Antunes (11), Plutónio (12), André Sardet (13), Ana Bacalhau (14) e Os Azeitonas (15), além da “Wine and Pear Party” (13) e da atuação de vários grupos de música tradicional.

No “Espaço Pera” os visitantes podem conhecer o setor que se dedica à produção deste fruto e encontrar o “Palco Melro”, para onde estão agendados vários momentos de animação.

Os mais novos têm à disposição atividades lúdicas, jogos e pinturas faciais.

O Festival do Vinho Português é o certame vitivinícola mais antigo do país, criado nos anos 1960 com denominação de 1.º Festival-Exposição do Vinho Português. Realizou-se de forma descontinuada até 1993, ano em que se cumpriu a 10.ª edição, a partir da qual passou a realizar-se anualmente.

Já a Feira Nacional da Pera Rocha é organizada desde 1996 com o objetivo de promover o setor e os produtos agrícolas da região.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.