Assinar


Música Exclusivo

Sofia Escobar dá voz à Banda Sinfónica de Alcobaça na despedida do Cistermúsica

A Banda Sinfónica de Alcobaça convida Sofia Escobar para um concerto que encerra a edição deste ano do Cistermúsica com uma viagem pelos musicais da Broadway.

São “As mais belas canções dos musicais”, na voz de Sofia Escobar com os arranjos da Banda Sinfónica de Alcobaça, que encerram a 30ª edição do Cistermúsica. O concerto do próximo sábado, 6 de agosto (21h30), na Cerca do Mosteiro de Alcobaça, marca uma comunhão em palco entre a atriz que se notabilizou no teatro musical em Londres e a Banda Sinfónica de Alcobaça, liderada pelo leiriense Rui Carreira.

É a primeira vez que a Banda Sinfónica de Alcobaça convida uma artista de renome. Para esta estreia foram selecionados temas de películas tão marcantes como o “Fantasma da Ópera”, “West Side Story”, “Cats”, “O Feiticeiro de Oz” ou “Os Miseráveis”. “Será um concerto muito diferente do que temos feito, será um privilégio juntar a experiência, as capacidades vocais e a voz ímpar da cantora Sofia Escobar aos nossos instrumentistas”, antecipa o maestro da Banda Sinfónica de Alcobaça.

No palco montado na Cerca do Mosteiro estarão cerca de 60 músicos, entre professores, alunos da Academia de Música de Alcobaça (nos níveis mais avançados) e músicos amadores.

“Será uma grande responsabilidade tocar numa casa que já não é só a nossa casa, porque, como sabemos, o Cistermúsica tornou-se um evento nacional e internacional”, acrescenta Rui Carreira, que não esconde um certo “formigueiro” e a “expectativa” para o concerto de encerramento do festival de Música de Alcobaça – um ponto alto que está a ser “afinado” há cerca de dois meses.

A Banda Sinfónica de Alcobaça será, assim, “guiada” pela voz da cantora, “respeitando a sua liberdade expressiva”. “Vamos acompanhar, não vamos juntar um instrumento vocal à banda sinfónica”, sublinha Rui Carreira. Além d’“As mais belas canções dos musicais”, Sofia Escobar vai interpretar temas de “Tanto Mais”, o seu primeiro álbum de músicas originais.

A presença da Banda Sinfónica de Alcobaça já é um hábito no Cistermúsica. Mas este ano terá um sabor especial, porque traz “inovação musical e performativa”. Para o maestro que segura a batuta da banda há já duas décadas, o concerto com Sofia Escobar, reconhecida por ser uma das melhores protagonistas de teatro musical no Reino Unido e em Espanha, pode significar o início de um “sonho”.

“Anseio mostrar estes programas na nossa terra e depois levar estes programas mais sonantes por Portugal e Espanha”, admitiu Rui Carreira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.