Assinar
Pombal

Ciclo de perda de alunos “começa a inverter-se” nas escolas de Pombal

Jornadas de Educação Crescer com Sentido|s| visam “assinalar o início do ano letivo, através da interlocução entre investigadores e especialistas, docentes e não docentes, técnicos e encarregados de educação”

O município de Pombal considera “particularmente desafiante” este ano em que se operou a transferência de competências da educação para as autarquias e “começa a inverter-se o ciclo de perda de alunos” no concelho.

A propósito das Jornadas de Educação “Crescer com Sentido|s|, a autarquia refere, em comunicado, que “a iniciativa visa assinalar o início do novo ano letivo, através da interlocução entre investigadores e especialistas, docentes e não docentes, técnicos e encarregados de educação”.

O encontro decorre entre 12 e 14 de setembro, “neste ano particularmente desafiante em que se operou a transferência de competências em matéria de educação para as autarquias e se começa a inverter paulatinamente o ciclo de perda de alunos”, adianta a nota de imprensa.

As jornadas de educação, promovidas pelo município, contam com a participação do secretário de Estado da Educação, António Leite, e do presidente do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes, na sessão de abertura.

“Reconhecendo a importância de uma abordagem tão holística quanto possível das aprendizagens, com vista a um melhor entendimento dos desafios da educação contemporânea”, o município de Pombal “tem apostado no desenvolvimento de contextos educadores no sentido mais abrangente, transversais a várias competências do saber ser, do saber fazer e do saber estar”.

“Pela primeira vez na história, podemos, em 2022, estender a intervenção do município em todos os ciclos de ensino, do pré-escolar ao ensino superior, com a entrada em funcionamento do Núcleo de formação de Pombal do Instituto Politécnico de Leiria”, destaca o comunicado.

Segundo o município, “crescer com sentido, valorizando percursos e desenvolvendo recursos que façam a diferença no futuro das novas gerações, em parceria e proximidade, só é possível se estivermos abertos a novas abordagens e metodologias, se promovermos conjuntamente ações diferenciadoras, propícias ao desenvolvimento do bem-estar em diferentes domínios, seguindo juntos e colaborando em rede, com as escolas – que terão também a oportunidade de apresentar as suas boas práticas nas jornadas – e com toda a comunidade”.

As inscrições estão abertas até quinta-feira, dia 8, e poder ser efetuadas aqui. As jornadas decorrem no Teatro-Cine de Pombal, Centro de Experimentação Artística Casa Varela e Biblioteca Municipal de Pombal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados