Assinar
Cultura

Dia Mundial da Música: Malabaristas da Galiza e músicos da filarmónica fazem a festa em Ourém

Há malabarismos para fazer rir e “até querem substituir o maestro”, antecipa, divertido, o regente da SFO

Os Piscatro juntm-se à Filarmónica Ouriense Foto: PisCatro

Os músicos da Sociedade Filarmónica Ouriense (SFO) vão subir ao palco do Teatro Municipal de Ourém (TMO) no Dia Mundial da Música [1 de outubro] para um espetáculo diferente: com eles vão estar seis malabaristas da companhia espanhola PistaCatro, de Santiago de Compostela. Em “Orquestra de Malabares”, estes objetos são bailarinos de um ballet aéreo, enquanto clarinetes, saxofones e trompetes são os pintores de um quadro expressionista onde bolas e aros desenham no ar sentimentos e emoções que a música e o circo transmitem.

Há malabarismos para fazer rir e “até querem substituir o maestro”, antecipa, divertido, o regente da SFO. “Será um espectáculo de alegria e de entusiasmo”, promete João Paulo Fernandes. “Orquestra de Malabares” apresenta 17 temas que incluem Mozart e Tchaikovski, mas também Charlie Chaplin e até a pop-rock dos Muse. Cada tema é um quadro diferente para os elementos da companhia da Galiza. E também os músicos vão, “de certa forma, representar”, saindo da pose habitual de banda sinfónica: até o fato de gala terá detalhes para “dar cor ao concerto”.

Os músicos dirigidos por João Paulo Fernandes, habituados a espetáculos “fora da caixa”, têm agora novo desafio. No passado recente, já tocaram com Ana Lains e Maria João e apresentaram ao público “Bestiarium”, que conjugou música e ilustração ao vivo, com participação de alunos. A SFO é constituída por cerca de 60 músicos, com idades entre os 14 e os 60 anos. Este sábado, a festa no TMO começa às 21h30 e tem entrada livre.

Rita Vian em Pombal, handpan em Porto de Mós

Em Pombal, o Dia Mundial da Música inspira diversidade. Na Casa Varela há muitas propostas com entrada livre, começando com “O Pedro e o Lobo”, recriado pela Ideias Ousadas para famílias (11h), recital de harpa de Ana Ester Santos (16h), jam session de Luís Martins (18h-21h e 23h30-2h) e, ainda, concertos de Rapaz Improvisado & Joel Madeira (21h30) e Rita Vian (22h30). Há também workshops de técnicas de contexto de combo e de técnicas de improviso, por João Freitas. Inscrições e informações: 236 210 557 ou casavarela@cm-pombal.pt.

Em Porto de Mós, a efeméride é assinalada com a performance sempre especial de Daniel Reis, que leva a sonoridade única do handpan à Biblioteca Municipal. A atuação do músico da Marinha Grande começa às 16h30 e tem entrada livre (reservas: 244 499 653). LO e ML

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.