Assinar
Leiria

Empresa spin-off do Politécnico de Leiria aposta na mobilidade elétrica

A Microvolttech “dedica-se ao desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos e módulos eletrónicos com funções avançadas e adaptadas”

Carlos Ferreira e Diogo Duro da Costa, da Microvolttech

A tecnológica Microvolttech é uma nova empresa derivada (spin-off) do Politécnico de Leiria, dedicada às áreas da mobilidade elétrica, segurança, conectividade e controlo digital e remoto de sistemas.

Nestas áreas, “dedica-se ao desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos e módulos eletrónicos com funções avançadas e adaptadas”, explica o Politécnico de Leiria, que acaba de celebrar o protocolo de formalização da empresa como sua spin-off.

A Microvolttech, formalmente constituída em agosto de 2022, passou, assim, “a dispor do apoio do Politécnico de Leiria para efeitos de exploração comercial dos resultados de investigação gerados no âmbito do ecossistema de inovação da instituição de ensino superior”.

Entre o apoio a disponibilizar à empresa “consta a utilização de instalações, laboratórios ou outros meios do Politécnico de Leiria, além da disponibilização gratuita de programas de mentoria durante o primeiro ano, assegurados por mentores da instituição de ensino, com o apoio de uma das suas incubadoras parceiras”.

As oportunidades para a Microvolttech incluem a rede colaborativa do Politécnico de Leiria, nomeadamente porque na Universidade Europeia – Regional University Network (RUN-EU) há um parceiro “muito forte” na área automóvel e há estudantes em mobilidade da área da engenharia automóvel na Széchenyi István University, na Hungria, que “tem uma componente muito forte com uma indústria robusta nesta área”.

Além disso, uma das próximas fases da RUN-EU “vai ser estimular a área do empreendedorismo e da inovação e aí estas spin-offspoderão ter espaço para encontrar oportunidades”, refere o comunicado.

Nas palavras de Rui Pedrosa, ainda presidente do Politécnico de Leiria na altura da assinatura do protocolo, trata-se de “um marco pela aposta na inovação com impacto na relação com a sociedade” e “esta spin-off é diferenciadora, primeiro porque está numa área de ponta da mobilidade elétrica, dos serviços associados a esta dimensão, à conectividade e controlo digital, e depois porque junta competências técnicas e científicas de um técnico superior e de um professor que tem sido o motor do Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Veículos Elétricos e Híbridos”.

Para o representante da Microvolttech, Diogo Duro da Costa, “aquilo que o desafiava mais era conseguir estar mais próximo das empresas, também as próprias empresas sentem essa necessidade de trabalhar com outras empresas relacionadas com instituições de ensino superior. Este é um passo fundamental e só é possível com a abertura do Politécnico de Leiria a este projeto”.

O professor do Politécnico de Leiria e coordenador TeSP em Veículos Elétricos e Híbridos, Carlos Ferreira, que integra também o projeto Microvolttech, salienta que “a evolução dos automóveis, que passam a ser agora uma rede de dados. E com esta evolução há cada vez mais uma necessidade de conseguir adaptar e controlar funções e as características técnicas que se pretendem”.

“Vemos isto nos automóveis, mas todo o tecido empresarial em Portugal, sobretudo na zona centro, é muito dinâmico e estas evoluções tecnológicas também se verificam nas indústrias agrícola, transformação, de criação, em todos os sistemas em que é preciso, realmente, estar com as empresas e propor um serviço que elas sintam que temos a solução”, conclui Carlos Ferreira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados