Assinar
Cultura

Frederico Custódio apresenta em Leiria “Brin d’Amour”

O realizador natural de Leiria está esta quarta-feira, 14 de setembro, no Teatro Miguel Franco para falar do documentário que retrata o arte-terapeuta e palhaço francês Alain Vigneau.

Filme de estreia de Frederico Custódio é um documentário sobre o arte-terapeuta e palhaço francês Alain Vigneau

O realizador Frederico Custódio vai estar na sessão noturna de apresentação do documentário “Brin d’Amour”, que é exibido quarta-feira, 14 de setembro, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

O filme-documentário é um retrato biográfico e intimista de Alain Vigneau, conhecido arte-terapeuta e palhaço francês. De acordo com a sinopse, a obra revela como a vida fascinante deste homem, marcada por uma tragédia familiar, lhe permitiu adquirir um olhar particular sobre o impacto da infância na vida de cada pessoa.

“Ainda que o filme seja biográfico, ele explora um tema social que é o tema da infância e o impacto que ela tem nas nossas vidas. Tinha a confiança que essa mensagem, que considero importante, poderia também interessar ao público”, explica o realizador natural de Leiria, justificando a seleção de “Brin d’Amour” para diversos festivais de cinema, de Espanha à Argentina, passando por Nova Iorque, Seattle ou Cannes. Em abril foi estreou em Portugal, na Cinemateca, e agora chega a Leiria.

Frederico Custódio admite que tem tido “a boa surpresa” de captar a atenção de um público transversal, “de diferentes contextos, diferentes idades, diferentes interesses”.

“É um filme que, na sua mensagem, é universal no sentido em que explora um tema que nos toca a todos: o tema da infância, o impacto que teve nas nossas vidas e de que maneira é importante um contacto genuíno connosco próprios e estabelecermos uma relação mais honesta com a pessoa que somos”, explica o realizador.

Essa é a razão pela qual “o filme não é fechado, para um determindo tipo de público. Apraz-me muito que consegue comunicar com um público alargado”.

Filmado em Espanha e França em 2016, tendo como idiomas originais o espanhol e o francês, “Brin d’Amour” foi pós-produzido em Portugal. O filme marca a estreia cinematográfica de Frederico Custódio, que para este primeiro trabalho, estreado em Barcelona em 2019, contou com a colaboração na banda sonora de André Barros, da Marinha Grande.

Em Leiria, “Brin d’Amour” é exibido em duas sessões esta quarta-feira: primeiro às 18h30 e depois às 21h30, com presença do realizador. Os bilhetes custam 4 euros e podem ser adquiridos online aqui.

Consuelo Trujillo inspira próximo filme

Entretanto, o realizador prepara já um próximo filme, uma curta-metragem cuja rodagem tem início previsto para o final de outubro.

“É um projeto que tem um guião que desenvolvi para uma atriz espanhola, muito inspirado nela. Chama-se ‘As plantas não dormem’ e tem como protagonista a atriz Consuelo Trujillo“.

A curta-metragem será filmada em Sevilha e Madrid e deve ficar pronto até fevereiro de 2023.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados