Assinar
Leiria

Medição do ruído e do ar na rua Direita assinala Dia Europeu Sem Carros

É uma das iniciativas a promover pela Câmara de Leiria no dia 22 de setembro e pretende avaliar o impacto da circulação automóvel.

fotografia da rua direita em leiria
Visite Leiria

O ruído e a qualidade do ar vão ser objeto de monitorização na rua Direita, em Leiria, antes e durante o Dia Europeu Sem Carros, que se assinala no próximo dia 22, de modo a poder avaliar o impacto da circulação automóvel na zona.

Além desta iniciativa, promovida pela Câmara de Leiria, estão programadas sessões de esclarecimento com escolas no Centro Cívico, caminhadas em vários grupos pelo percurso Polis, no âmbito do programa Viver Activo, e atividades de orientação e de ciclismo, com o Leiria Bike no largo do Papa.

Será ainda criado, no dia 22, um circuito onde crianças dos 6 aos 12 anos poderão conduzir bicicletas e karts a pedais. O “Roteiro dos Pequenos Condutores” ficará disponível entre as 9h30 e as 19 horas.

Antes dessa data, na terça-feira, dia 20, decorrerá uma ação de sensibilização no âmbito do Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade destinada a entidades públicas e privadas, e a profissionais ligados à área, que serão convidados a debater questões de “Acessibilidade e mobilidade para todos”.

Já na quinta-feira, dia 22, o trânsito ficará interrompido na rua Barão de Viamonte (rua direita), durante todo o dia. No Rossio de Leiria, o trânsito ficará interrompido no troço entre a rotunda do Sinaleiro e o Largo do Papa Paulo VI, entre as 10 e as 12 horas. 

O Dia Europeu sem Carros integra o programa da 21ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, que arranca esta sexta-feira, dia 16, e se prolonga até 22, com o objetivo de sensibilizar entidades e cidadãos para as questões da mobilidade e necessidade de mudança de comportamentos, nomeadamente ao nível da utilização do automóvel particular.

(informação atualizada no dia 21 de setembro, com restrições de trânsito).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.