Assinar
Leiria

Obras de adaptação das antigas salas de cinema do Paço Episcopal têm início segunda-feira

Trabalhos vão prolongar-se por 360 dias e custam 1,5 milhões de euros.

Um foyer, gabinetes de trabalho, áreas de régie, sala de ensaios, camarins e uma “black box” com bancada retrátil são alguns dos espaços que vão surgiu nos três pisos devolutos do antigo Paço Episcopal (edifício da Loja da Cidadão), em Leiria.

As obras, nos pisos -1, -2 e -3 do antigo Paço, onde funcionaram as salas de cinema “Castello Lopes”, têm início na próxima segunda-feira e um prazo de execução de 360 dias, com um orçamento estimado em 1.538.771,09 euros.

O projeto, que a autarquia pretende candidatar a fundos comunitárias, visa a criação de “uma plataforma de criação artística” com condições para “capacitar os agentes culturais profissionais e amadores para criação e formação artística” e “máxima flexibilidade” para proporcionar “a todos os intervenientes no ciclo produtivo das artes do espetáculo o maior número possível de opções cénicas através da realização de eventos culturais multidisciplinares”, refere a autarquia.

Com um total de 1.931,43 metros quadrados, no piso -1, estará a entrada principal (foyer), um gabinete de trabalho e duas áreas de régie, enquanto o piso -2 irá receber a sala de ensaios e um camarim, estando previsto que, no piso -3, fique a “black-box”, com uma bancada retrátil com capacidade para 120 espetadores, dois camarins, um bar, uma zona de apoio, um armazém para equipamento cénico e espaços para arrumos.

Com esta intervenção, o Município pretende “revitalizar um edifício emblemático para a cidade e contribuir para o dinamismo cultural do concelho e para a dinamização do centro histórico”, informa em nota de imprensa.

A adjudicação da empreitada à empresa Cofral – Construções Francisco Ribeiro, Lda, foi aprovada por unanimidade na reunião de Câmara de 17 de maio de 2022.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.