Assinar
Batalha

Procissão dos Caracóis regressa ao Reguengo do Fetal e está a caminho da classificação

Os festejos incluem cortejos, missas e arraiais durante três dias. Nas últimas procissões terão participado 10 mil pessoas

A Procissão dos Caracóis, que integra a Festa de Nossa Senhora do Fetal, regressa no final do mês, após um interregno causado pela pandemia, numa altura em que decorre a campanha para a classificar como “património cultural e imaterial”.

O início da primeira procissão para o santuário está marcado para as 20h00 de sábado, dia 24, e a segunda acontece, como é tradição, passados oito dias, à mesma hora.

Os festejos incluem cortejos, missas, e arraiais nos três dias de celebrações, que terminam no domingo. Nas últimas procissões calcula-se que tenham participado 10 mil pessoas.

A iluminação com as cascas de caracóis (estima-se que sejam umas 12 mil) vai além do percurso de 800 metros entre o Santuário de Nossa Senhora do Fetal (de culto Mariano) e a igreja matriz, pois os habitantes executam autênticas obras artísticas com a iluminação das suas casas, recriando moinhos, fachadas de igrejas, cruzes e outros motivos religiosos.

Entretanto, decorre campanha “Vamos ajudar a classificar a Procissão dos Caracóis como património cultural imaterial”, que inclui a realização de uma exposição fotográfica alusiva às procissões, a exibir na galeria do posto de turismo da Batalha em dezembro.

Para colaborar na campanha, a organização criou o email procissaodoscaracois@gmail.com para onde devem ser enviados todos os contributos.

O processo de classificação desta manifestação religiosa, lançado no dia 14 de março, envolve a paróquia e a Junta de Freguesia de Reguengo do Fetal, a câmara municipal e o Museu da Comunidade Concelhia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados