Assinar
Sociedade

PS em peso no distrito de Leiria para a retoma do ano legislativo

Jornadas parlamentares “Crescimento e coesão” trazem a Leiria António Costa, Augusto Santos Silva, Eurico Brilhante Dias, Ana Catarina Mendes, entre outras figuras do partido.

foto de António Costa num púlpito a discursar
José António Rodrigues

Leiria foi o distrito escolhido pelo PS para retomar os trabalhos da sessão legislativa com jornadas parlamentares dedicadas ao tema “Crescimento e Coesão: Um país com oportunidades para todos”, que vão decorrer entre 11 e 13 de setembro.

O arranque das jornadas será dado pelo secretário-geral do PS, António Costa.

De acordo com o Grupo Parlamentar do PS, o evento vai contar com a presença dos deputados do Partido Socialista do Luxemburgo, que realizam as suas jornadas parlamentares em Portugal, reunindo-se depois com os seus congéneres portugueses.

Os socialistas luxemburgueses participam também no jantar com António Costa e ao qual se juntarão os deputados socialistas portugueses no Parlamento Europeu.

No segundo dia das jornadas, 12 de setembro, o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, e vários grupos de deputados irão visitar empresas, entidades e instituições nos 16 concelhos do distrito de Leiria.

Na tarde do mesmo dia, haverá lugar para vários seminários com as participações de José Vieira da Silva, ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e também da Economia, Luísa Salgueiro, presidente da ANMP e da Câmara Municipal de Matosinhos, e Vasco Cordeiro, presidente do Comité das Regiões Europeu e ex-residente do Governo da Região Autónoma dos Açores, entre outros convidados.

No jantar de dia 12 estará presente o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

As jornadas parlamentares do PS terminam com um debate, na manhã de dia 13, subordinado ao tema “Crescimento e Coesão: Um País com Oportunidades para Todos”, que contará com uma intervenção de Eurico Brilhante Dias, no início, e da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, no fim.

O presidente do PS, Carlos César, fará a intervenção de encerramento das jornadas parlamentares, refere ainda o comunicado da bancada socialista.

Segundo o líder parlamentar do PS, a escolha pelo distrito de Leiria prende-se com o facto de se tratar de “um distrito particularmente interessante na dimensão económica”, “empreendedor e diverso”, e porque “teve também agora, no quadro dos incêndios florestais, uma realidade” que é necessário acompanhar “com grande proximidade”.

Brilhante Dias frisou que, durante as jornadas parlamentares, o PS irá lançar a “agenda para o ano legislativo”, realçando que, “em bom rigor”, os socialistas deixam, desde já, “trabalho preparado para um arranque em setembro a todo o vapor”.

Entre as iniciativas legislativas que ficam pendentes para a retoma dos trabalhos parlamentares, o líder parlamentar do PS destacou designadamente a “a alteração ao Regimento, a alteração da lei dos metadados” ou “a lei da nacionalidade”

Sobre a violência doméstica – tema escolhido pelo PS para a atual sessão legislativa, que termina em setembro de 2023 –, Brilhante Dias reiterou que essa “será a marca de água” de todas as iniciativas do PS.

“Voltaremos em setembro com iniciativas nesse âmbito, quer dentro do hemiciclo, quer fora do hemiciclo, dando visibilidade a uma realidade que temos de combater”, frisou.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados