Assinar
Leiria

Três campeonatos transformam Leiria na “capital do xadrez” durante nove dias

As provas nacionais começam este domingo no estádio de Leiria, com os campeonatos femininos.

Cerca de 220 jogadores irão disputar uma dezenas de provas no estádio de Leiria Arquivo

Os Campeonatos Nacionais Femininos de xadrez marcam este domingo o arranque de uma maratona de nove dias dedicada à modalidade em Leiria.

Esta é a primeira de três competições nacionais que irão decorrer no estádio municipal de Leiria até dia 19, e começa este domingo com os ritmos de semi-rápidas e rápidas, passando para o ritmo clássico entre segunda-feira, dia 12, e sexta, dia 16, com seis jornadas e participação de 11 jogadoras.

O Campeonato Nacional Individual Absoluto, a prova de clássicas individual mais importante do calendário, tem início na segunda-feira e prolonga-se até dia 19, com rondas diárias, com a exceção do dia 14, em que se realizarão duas jornadas.

Segunda informação da Câmara de Leiria, que destaca a inclusão destes eventos na programação do “Leiria, Cidade Europeia do Desporto”, trata-se de “uma competição fechada”, que será disputada “no sistema de todos contra todos a nove rondas pelos dez mestres que melhores resultados obtiveram no último ano”.

Pelo meio, decorrerá o Campeonato Nacional Amador, entre os dias 15, terça-feira, e 18, domingo, estando os primeiros dois dias reservados para a prova de clássicas, passando para o último dia os ritmos de semi-rápidas e rápidas.

Segundo a Federação Portuguesa de Xadrez, são esperados 220 xadrezistas a participar em dez provas distintas, no estádio de Leiria.

O clube de Leiria Corvos do Lis estará representado com cerca de dezena e meia de jovens participantes, entre os quais Leonor Cordeiro, de 9 anos, e os gémeos Manuel e Henrique Basílio, de 11 anos.

O programa detalhado pode ser consultado no site da Federação Portuguesa de Xadrez.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.