Assinar
Desporto

Atleta marinhense apurado para Taça do Mundo de patinagem de velocidade no gelo

António Piteira qualificou-se nas distâncias de 500 e 1.000 metros durante a Taça de Portugal da modalidade, que decorreu, este fim de semana, nos Países Baixos.

FDIP

É mais uma etapa de sucesso na ainda curta carreira de António Piteira. O jovem patinador conseguiu este fim de semana, mínimos para a Taça do Mundo de juniores, em patinagem de velocidade no gelo.

O tempo foi obtido durante a Taça de Portugal 2022 de Patinagem de Velocidade no Gelo – Allround, que decorre na Thialf Ice Arena em Heerenveen, nos Países Baixos.

No primeiro dia de competição, no sábado, o atleta marinhense, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, habituado a velocidades mas na estrada ou indoor, conseguiu o apuramento na distância de 500 metros no gelo, ao fazer o tempo de 40s71cs.

Já ontem, domingo, dia 16, fez o tempo de 1m21s71cs na prova dos 1.000 metros, o que lhe abre mais uma porta para estar presente na Taça do Mundo.

Além das conquistas do atleta marinhense, Portugal conseguiu ainda dois recordes nacionais absolutos, três recordes nacionais em juniores e outros cinco patinadores apurados para a Taça do Mundo.

António Piteira está até hoje, segunda-feira, nos Países Baixos, onde integrou o 2º Estágio da época de Patinagem de Velocidade no Gelo, organizado pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal, que teve início no dia 4.

Participaram 15 atletas de cinco clubes filiados (Club Sport Marítimo, Roller Lagos Clube de Patinagem, CDR Prazeres, CDR Santanense e Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente) acompanhados pelos treinadores Alípio Silva e Márcia Baptista. O estágio foi liderado pelos treinadores nacionais Fausto Marreiros e Dário Marreiros.

Em setembro passado, o patinador já tinha participado no 1º estágio da seleção nacional, também nos Países Baixos.

Foi neste local que a Federação aproveitou para, durante o fim de semana, realizar a Taça de Portugal 2022 de Patinagem de Velocidade no Gelo – Allround, em que o marinhense se apurou para o Mundial, na Finlândia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.