Assinar
Sociedade

Lançado concurso para encontrar identidade gráfica da “Rota do Neveiro”

O objetivo dos promotores é divulgar as “caraterísticas únicas como a Real Fábrica do Gelo de Montejunto, no Cadaval, e os Poços de Neve e Capela de Santo António, em Castanheira de Pera.

Poços de Neve e Capela de Santo António

Os municípios de Castanheira de Pera e do Cadaval uniram-se na promoção dos neveiros do Coentral e da Real Fábrica do Gelo e acabam de lançar um concurso para a criação da identidade gráfica da “Rota do Neveiro”, que recebe propostas até ao início de maio.

O concurso é promovido, conjuntamente, pelos municípios do Cadaval e de Castanheira de Pera, com o objetivo de criar o logótipo e respetivo manual de aplicabilidade, que “constitua o símbolo identitário do projeto”.

O regulamento refere que deve “ser suscetível de utilização em diversos contextos, dimensões e suportes, nomeadamente: ofícios, envelopes, cartazes, folhetos, brochuras, anúncios, pastas, painéis expositivos, sinalética e plataformas digitais”.

Podem participar os cidadãos residentes em Portugal, com exceção dos trabalhadores e colaboradores dos municípios promotores, e trabalhadores da empresa municipal Prazilândia (Castanheira de Pera). A participação é restrita a pessoas singulares, a título individual ou associadas.

As propostas de “identidade gráfica inédita e original” devem ser enviadas até às 24 horas do dia 7 de maio, por correio eletrónico (rotadoneveiro@gmail.com).

As propostas serão avaliadas por um júri constituído por três elementos: um nomeado por cada um dos municípios e um convidado de uma instituição relacionada com artes visuais, que presidirá. Cada uma das entidades nomeará ainda um elemento suplente.

Real Fábrica do Gelo de Montejunto

O júri distinguirá a criatividade, a qualidade do trabalho e o enquadramento temático. O vencedor recebe um prémio de mil euros, complementado com um vale que inclui uma refeição e estadia de uma noite para duas pessoas em Castanheira de Pera e no Cadaval.

O projeto vencedor será publicamente apresentado no dia 27 de maio, em Castanheira de Pera. Os pedidos de esclarecimento devem ser dirigidos por escrito por correio eletrónico (rotadoneveiro@gmail.com), até ao dia 26 de abril.

A “Rota do Neveiro” resulta de um protocolo de colaboração entre os municípios do Cadaval e de Castanheira de Pera, e “pretende unir uma herança histórica comum relacionada com a produção, armazenamento e distribuição de gelo levadas a cabo por comunidades com o ofício de neveiros”.

“Esta herança materializa-se num património com caraterísticas únicas como a Real Fábrica do Gelo de Montejunto (Cadaval) e os Poços de Neve e Capela de Santo António (Castanheira de Pera)”, explica o regulamento do concurso.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.