Assinar
Leiria

Biblioteca Municipal de Leiria dá bolinho aos visitantes durante esta segunda-feira

Iniciativa assinala o “Dia de Todos os Santos”, que se comemora amanhã, dia 1 de novembro.

fotografia com broinhas típicas do Dia de Todos os Santos

É já uma tradição na Biblioteca Municipal de Leiria e este ano não é exceção. Para celebrar o Dia de Todos os Santos, que se assinala esta terça-feira, a biblioteca vai oferecer bolinho a todos os leitores que a visitarem hoje, dia 31.

O objetivo da iniciativa, lê-se em comunicado, é “transmitir aos mais novos esta tradição que faz parte da nossa identidade como povo e que é importante manter viva”.

De acordo com a tradição, no Dia de Todos os Santos, as crianças saem à rua em pequenos grupos, para pedir o “Pão por Deus” de porta em porta. As gerações mais antigas recitavam versos (“Ó tia, dá Pão-por-Deus? Se o não tem dê-lho Deus!” ou “Ó tia ó tia, bolinhos em louvor de todos os santinhos”) e recebiam, como oferenda, pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocavam dentro dos seus sacos de pano confecionados com retalhos de tecido.

“A Biblioteca Municipal de Leiria, como Biblioteca Pública, tem a missão de promover, junto da comunidade, o conhecimento sobre a sua herança cultural, de modo a reforçar a sua identidade coletiva, e perpetuar as suas tradições”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.