Assinar
Óbidos

Freguesias de Óbidos mantêm tradição “Pão por Deus”

A Junta de Freguesia de Gaeiras convida os mais novos a participar na “Oficina da Semente e do Pão” esta terça-feira, dia 1.

Crianças das várias localidades das sete freguesias do concelho de Óbidos saem esta terça-feira à rua para pedir o “Pão por Deus”, de porta em porta.

Em Olho Marinho, no Largo da Fonte, entre as 10 e as 13 horas, está prevista a realização de jogos tradicionais para os mais novos, enquanto as crianças percorrem as casas.

Já a Junta de Freguesia de Gaeiras, realiza, esta terça-feira, dia 1, a “Oficina da Semente e do Pão”, na qual será explicado o antigo processo de fabrico do pão. A oficina decorre entre as 10 e as 13 horas.

No Vau, a efeméride é assinalada com o “Saco do Pão por Deus”, entre as 10 e as 12 horas. Antes, ainda esta segunda-feira, dia 31, está programada uma caminhada pela aldeia, com início às 18h30 na sede da Junta de Freguesia. As inscrições podem ser feitas através do contacto 262 968 670 ou nas redes sociais da junta.

Às 20 horas, há entremeadas e febras para saborear, e às 21h30, queima de madeiros acompanhada de momento musical com o Grupo de Cavaquinhos das Gaeiras, na Associação Recreativa Desportiva e Cultural Vauense.

Em Amoreira, durante a manhã, a Junta de Freguesia convidará igualmente todas as crianças a participar na tradição de pedir o bolinho.

Em A-dos-Negros, o “Pão por Deus” será assinalado de forma espontânea, tal como na Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, enquanto a Junta de Freguesia de Usseira irá oferecer o bolinho esta segunda-feira às crianças do Jardim de Infância.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.