Assinar
Cultura

Da viola toeira aos jogos tradicionais há muitos mundos por descobrir em Monte Real

Estão abertas as inscrições para a segunda edição das Jornadas Internacionais de Etnografia, que este ano acontecem em Monte Real, no dia 12 de novembro. A participação é gratuita.

As Jornadas Internacionals de Etnografia – Leiria regressam em novembro, levando a Monte Real um conjunto de historiadores, investigadores, antropólogos e outros especialistas em várias áreas de estudo relacionadas como o saber-fazer e tradição dos povos.

Nesta segunda edição vai falar-se desde jogos tradicionais à arte contemporânea, passando pelo associativismo, gestão cultural, viola toeira ou cerâmica, entre outros.

O encontro decorre no Hotel de Monte Real, dia 12 de novembro, entre as 9 e as 17 horas, com organização do município de Leiria e Agromuseu Municipal Dona Julinha.

Segundo o coordenador das jornadas, objetivo continua a ser “continuar a aprofundar o estudo amplo da etnografia, apresentando fontes de conhecimento de díspares áreas e valências, oriundas de diversos lugares do mundo, tendo como base a pesquisa e investigação dos historiadores, antropólogos e investigadores”.

Estes especialistas “aprofundam o seu trabalho, incluindo o estudo no terreno, com o intuito de valorizarem, através da pesquisa e registo, as tradições, tendências e capacidades dos povos”, salienta Adélio Amaro. 

A participação é gratuita é mas obrigatória a inscrição até 6 de novembro pelo e-mail culturapopular@cm-leiria.pt

Programa

Palestrantes oriundos da Alemanha, da Bolívia, do Brasil, de Cabo Verde, de Espanha, do México, de Portugal (incluindo Açores) e da Suíça, que aportarão nos primeiros os temas: “Etnografia na Cerâmica e na Olaria” (Painel I) conta com as intervenções de José Luiz de Almeida Silva, coordenador executivo da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, que abordará o tema “A Cerâmica na origem da Humanidade: Água, Fogo, Terra e Ar”; Vane Calvimontes Díaz, com mestrado em “Gestão do Património Cultural” da Universidade de Salamanca, natural da Bolívia e a lecionar na Alemanha, apresentará o tema “De la descripción a la colaboración. La experiencia del Museo Nacional de Etnografia Y Folklore da Bolívia”; e Ana Seiça, investigadora colaboradora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com o tema “’Até o barro tem poesia’: notas sobre a Olaria da Bajouca”.

“Saber-fazer da Tradição ao Contemporâneo” (Painel II) constrói-se com as intervenções de Gonçalo Cardoso, coordenador do serviço de inventário da Fundação Manuel Cargaleiro, com o tema “Elementos Etnográficos na Arte Contemporânea”; Elis Angelo (Brasil), bacharel em Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, abordará o tema “Rendas de Bilro como património imaterial: A viagem do saber-fazer pelo Mundo”; Filomena Vicente (Cabo Verde), com o tema “Panu di Terra”; e Ana Lúcia Coutinho (Brasil), Historiadora com Doutorado em Antropologia Cultural – USAL, dará a conhecer “Património e Memória: o saber-fazer das mulheres criveiras em Santa Catarina, Brasil”. 

Da parte da tarde, fala-se de “Da Música Tradicional ao mundo criativo” (Painel III) com Daniel Bernardes, Diretor Artístico Leiria Cidade Criativa da Música, com o tema “Leiria Cidade Criativa da Música – UNESCO: estratégias para o futuro”; Orlando Trindade, violeiro e luthier, com “A Viola Toeira pelo olhar do Violeiro”; e Emiliano Toste (Açores), produtor e editor, que apresentará o seu projeto “As Coletâneas AÇOR”.  

A fechar, o Painel IV sobre “A importância do Associativismo na Etnografia” conta com Francisco Madelino, presidente da Fundação INATEL, que apresentará “Da Tradição para a Modernidade: multiculturalidade dos povos”; Daniel Café, presidente da Federação do Folclore Português, com a temática “Os Grupos de Folclore enquanto agentes culturais transmissores de valores e identidades”; e João Alexandre, presidente da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais, que dará a conhecer o tópico “Jogos Tradicionais: património imaterial e da humanidade”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados