Assinar
Alcobaça

Estudantes ganham prémio de design com obra em pedra calcária

“Este desafio pretende fortalecer um elo de ligação da academia à indústria, diminuindo possíveis barreiras criativas”, afirma o CEO da Solancis, Samuel Delgado

A dupla de estudantes de design David Amaral e Sara Saramago acaba de vencer a 1ª edição do Countdown – Stone Design Awards 2022, promovido pela Solancis, com o projeto “Inverso”. Trata-se de um “conceito modular que pretende inverter escalas e perceção dos espaços, utilizando duas pedras calcárias – a Alpinina para os módulos dos bancos e a Estremadura Azul para o módulo da mesa”.

Os projetos “Seastone”, de Ana Vetrici e Alexandre Luís; “Scarcity”, de Patrícia Lopes; “Balcão Paramétrico”, de Diogo Sousa, designers da Solancis, e o projeto “Paisagem”, de Ricardo Tocha e João Ribeiro, alunos de design, foram distinguidos com menções honrosas.

A empresa da Benedita, no concelho de Alcobaça, lançou o repto à sua equipa de designers e estendeu o desafio aos estudantes do curso de design industrial da Escola Superior de Artes e Design do Politécnico de Leiria, nas Caldas da Rainha: “Gostarias de ver uma criação tua apresentada numa feira internacional? Esta é a oportunidade que precisas para lançamento da tua carreira! Countdown – Stone Design Awards 2022”

As regras eram simples, segundo a organização: “a pedra calcária portuguesa era o material de eleição, com um forte conceito, e a peça tinha de impor dinâmica ao espaço onde seria apresentado”. “A equipa da Solancis colaborou com os estudantes no processo de desenvolvimento, dando a conhecer os materiais, métodos produtivos e condicionantes à montagem numa feira”, refere a empresa em comunicado.

O projeto “Inverso” esteve exposto durante a participação da Solancis nas feiras Maison & Objet (Paris) e Marmomac (Verona), tendo regressado a Portugal para uma apresentação na TVI, no domingo, dia 23, num programa em que foram entregues os diplomas aos vencedores, pelo CEO da Solancis, Samuel Delgado.

“Este desafio pretende fortalecer um elo de ligação da academia à indústria, diminuindo possíveis barreiras criativas quando se pensa na pedra natural enquanto matéria primária para projetos de design e arquitetura. Esta ligação aqui proporcionada é fundamental para que os jovens criativos do país abracem estes materiais naturais”, disse Samuel Delgado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.