Assinar
Sociedade

GNR calcorreia aldeias para sinalizar idosos em situação vulnerável

A operação “Censos Sénior” permitiu identificar, no ano passado, 1.203 idosos em isolamento no distrito de Leiria.

Ação da GNR irá percorrer a região e o país até ao final do mês Joaquim Dâmaso

A Operação “Censos Sénior 2022”, da GNR, arrancou a 30 de setembro e irá prolongar-se até final do mês em todo o país, com o objetivo de sinalizar a população idosa em situação de isolamento e contribuir para a prevenção de situações de risco.

Em 2021, os militares da GNR afetos aos programas de prevenção criminal e de policiamento comunitário identificaram no distrito de Leiria 1.203 idosos em situação vulnerável, mais 113 do que no ano anterior.

A nível nacional foram detetados 44.484 idosos a viverem sozinhos e/ou isolados ou em situação de vulnerabilidade física, psicológica, económica ou social.

Com este projeto, a , que visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa.

O projeto prevê a realização de ações e patrulhas, com a colaboração de parceiros nacionais e locais de âmbito social e de saúde, sendo objetivo “reforçar os  comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto”, refere a GNR em comunicado.

Desde a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, em 2011, a GNR “tem vindo a atualizar a sinalização geográfica desta população, proporcionando assim um apoio mais próximo e dirigido, contribuindo, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o aumento do sentimento de segurança”.

O programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, do Ministério da Administração Interna, tem procurado, através da ação das Forças de Segurança garantir melhores condições de segurança e tranquilidade às pessoas idosas, garantindo um policiamento integrado, mais próximo e humano.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados