Assinar


Ourém Exclusivo

Palmeiria ou Palmaria? A população decide

Consulta popular acontece este domingo, dia 23, pela manhã, no salão paroquial da localidade da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais.

No próximo domingo, 23 de outubro, a população vai decidir se a sua localidade é Palmeiria ou Palmaria. “Não fazia sentido alterar sem ouvir a população”, justifica o autarca da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais que promove uma sessão de esclarecimento, no salão paroquial local, às 10 horas.

O código postal indica 2435-209, Palmaria, Formigais. Na placa toponímica, à entrada da localidade, lê-se Palmeiria. Paulo Nunes salienta que as duas designações são detetadas em documentação oficial, mas face às dúvidas apontadas decidiu ouvir a população sobre esta matéria. E “o que as pessoas decidirem está decidido” garante o autarca.

Para uns, a falta da uniformidade é uma questão pacífica. Humberto Antunes foi presidente de Junta de Formigais entre 2001 e 2009 e recorda ao REGIÃO DE LEIRIA, que as duas fórmulas eram utilizadas, embora os mais velhos utilizassem a designação “Palmeiria”.

O advogado e vereador da Câmara diz-se até “surpreendido” com a reunião, apontando que este “nunca foi assunto”, já que as pessoas convivem com ambas as designações.

O professor João Filipe Oliveira sublinha que o caso é “caricato”. Palmeiria é a designação correta, prevalecendo a “versão que reproduz os falantes nativos”. Aliás, “por analogia” com Palmeiria, na Caranguejeira, “não restam dúvidas”.

O docente sublinha ainda que a consulta popular “nem terá qualquer eficácia. Quando muito só nas placas”, uma vez que se trata de uma “norma linguística”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.