Assinar
Fátima

Passado do Santuário de Fátima em imagens no último dia da peregrinação internacional

No último dia de mais uma peregrinação internacional, revisitamos imagens do passado do Santuário de Fátima

Esta quinta-feira é o último dia da peregrinação internacional de 12 e 13 de outubro ao Santuário de Fátima, presidida pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima, José Ornelas.

Ao longo de décadas, o Santuário foi evoluindo, com um progressivo processo de construção – como documentam as imagens cedidas por Paulo Primitivo que acompanham este artigo – tornando-se um dos principais locais de peregrinação a nível global.

A história deste local de culto, cuja edificação se iniciou em 1919 – com a construção da Capelinha das Aparições – é marcada pelo seu impacto no fenómeno religioso.

Para a peregrinação que hoje termina, segundo dados do Santuário, foram registados 110 grupos organizados de 26 países. Esta peregrinação aniversária de outubro assinala a sexta aparição da Virgem aos videntes Jacinta, Francisco e Lúcia, “com particular destaque para o chamado ‘milagre do Sol’”.

A peregrinação, com o tema “Levanta-te! És testemunha do que viste”, fica igualmente marcada pela questão os abusos sexuais na Igreja Católica, presente nas mensagens aos peregrinos.

Na noite desta quarta-feira, perante milhares de fiéis, José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, evocou Sophia de Mello Breyner para explicar aos peregrinos de Fátima qual deve ser a atitude da igreja nos tempos de hoje e que se resume a encarar os problemas de frente.

“Vemos, ouvimos e lemos… não podemos ignorar”, citou José Ornelas, na homilia da celebração da palavra, acrescentando que “esta tem de ser também a atitude da Igreja, que invoca Maria como sua Mãe”.

A missa com a Bênção aos Doentes e procissão do Adeus, no altar do recinto, marcam as cerimónias desta manhã, no Santuário.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados