Assinar
Pombal

Projeto procura atrair estudantes de Pombal para exercício de cidadania ativa

Executivo de jovens autarcas vai ser escolhido entre os alunos das escolas do concelho, nas próximas semanas.

Primeira edição do projeto da Câmara de Pombal contou com 11 candidatos. Foto de arquivo

“Motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos” é o objetivo da nova edição do projeto “Jovem Autarca”, promovido pela Câmara de Pombal.

As inscrições para segunda edição do projeto estão a decorrer até ao próximo dia 28 e são destinadas a jovens com idades entre os 12 e os 17 anos, estudantes até ao 11.º ano de escolaridade que residam e frequentem escolas do concelho de Pombal.

No máximo, serão aceites 16 candidaturas, que deverão ser subscritas por, pelo menos, 50 apoiantes. “De entre outros requisitos, os candidatos terão de apresentar um manifesto eleitoral que cumpra o número mínimo e máximo de palavras (250-500) e um programa de ação, cujo montante de execução não exceda o orçamento estabelecido pelo Município de Pombal e que resulte na adoção de medidas nas áreas da juventude, tempos livres e desporto, património, cultura, ciência e educação”, esclarece a autarquia.

As eleições decorrerão nos estabelecimentos de ensino do concelho, sendo votantes todos os alunos que frequentem do 5.º ao 12.º ano de escolaridade.

Os três candidatos com maior número de votos compõem o “Executivo Jovens Autarcas”, sendo que o candidato com maior número de votos é designado “Jovem Presidente”, e os candidatos com o segundo e terceiro melhor resultados são designados “Jovens Vereadores”. Os restantes candidatos integram a “Assembleia de Jovens Autarcas”.

O mandato inicia-se com a tomada de posse, prevista para janeiro de 2023, e terá a duração de um ano.

Sara Gaspar foi a primeira Jovem Autarca no concelho de Pombal. Também o Município de Porto de Mós avançou com o projeto, que culminou, em fevereiro deste ano com a eleição de Érica Silva.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados