Assinar

Sapadores florestais “ganham” 23 novas viaturas e uma vai para Pombal

Cerimónia de entrega ocorreu esta tarde na Marinha Grande

Entrega das viaturas teve lugar no Bairro Florestal de Padreanes, na Marinha Grande Foto: Joaquim Dâmaso

Pombal é, para já, o único concelho da região contemplado com uma das novas 23 viaturas para equipas de sapadores florestais, entregues esta tarde, na Marinha Grande.

Destinadas a equipas de sapadores de vários pontos do país, as novas viaturas integram um lote total de 78 que deverão terminar de ser entregues ao longo do próximo ano, num investimento total de cerca de 5,4 milhões de euros, apoiado pelo PRR.

Foi no Bairro Florestal de Padreanes, na Marinha Grande, que na cerimónia presidida pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, foi sublinhado que este investimento é um sinal da modernização.

O governante assegurou serem notadas, nos últimos anos, melhorias no funcionamento do ICNF, destacando o empenho daqueles que nele trabalham. “Vejo uma capacidade de resposta muito diferente”, salientou o secretário de Estado.

João Paulo Catarino elogiou a relevância da tarefa dos sapadores florestais, que agora ficam dotados de novas viaturas. Com maior manobrabilidade, graças às câmaras traseiras com que estão equipadas, estas viaturas refletem o processo de aprendizagem dos sapadores, explicou Rui Almeida, responsável da força de Sapadores Bombeiros Florestais.

O responsável lembrou que já foi registado um acidente mortal, resultado da incapacidade de efetuar uma manobra eficaz por falta de visibilidade. Desse contexto trágico, extraiu-se a lição de acrescentar este equipamento que auxilia, acrescentando visibilidade à manobra.

Com centro de gravidade mais baixo para mitigar os efeitos da oscilação da água e com uma bomba de baixa pressão, as carrinhas hoje entregues acrescentam-se ao equipamento existente nas 411 equipas de sapadores a nível nacional e que contam com mais de dois milhares de elementos.

Nuno Banza, diretor do ICNF, explicou que as viaturas são atribuídas visando substituir aquelas que tenham ficado inoperacionais, bem como as mais antigas ainda ao serviço.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.