Assinar

3º Ciclo

2º Festival de Cinema do AE Henrique Sommer

Agrupamento abriu as portas do mundo da sétima arte à comunidade.

equipa de alunos e professores do agrupamento de escolas henrique sommer envolvida no festival de cinema

Integrada no Plano Anual de Atividades do AEHS, decorreu na semana de 14 a 18 de novembro, na escola-sede, a 2ª edição do Festival de Cinema, subordinada ao tema Triunfo do Sonho e do Mito (Anos 20 a 40 do Século XX), inserida no Plano Nacional das Artes.

A equipa organizadora da 2.ª edição do festival de cinema

Esta iniciativa contou com um programa bastante rico, que incluiu exposições, palestras e sessões de cinema e teatro e destinou-se aos alunos dos diferentes níveis de ensino e à comunidade em geral. Foi uma organização da professora Graça Sapinho com a turma CP3, em articulação com a Biblioteca Escolar, e com a colaboração das professoras Padina Silva, Solange Santos, contando também com o apoio do Museu de Imagem e Movimento, de Leiria (mimo).

Na abertura oficial do Festival, destacou-se a visita da jovem cineasta e produtora de cinema leiriense Ana Domingues, que realizou uma palestra, destinada às turmas 10ºA e CP3, onde esteve incluído o visionamento da sua Curta-metragem “Um Quarto de mim” e respetivo “making of”. Esta curta-metragem foi selecionada para 17 festivais em vários países, desde os EUA à Europa, tendo já sido premiada com o primeiro lugar no “One Shot Terrassa City Of Film”, em Espanha. No encontro, a cineasta falou do seu percurso pessoal e profissional, deixando claramente a mensagem de que vale a pena lutar pelos nossos sonhos, mesmo que tenhamos de ouvir muitos “nãos” ou que nos deparemos com vários obstáculos, ou ainda que tenhamos poucos recursos, e explicou todas as fases da realização da sua curta-metragem, projeto desenvolvido no âmbito do seu Mestrado em Cinema, na Universidade da Beira Interior – UBI , onde desempenhou vários cargos.

Cineasta e produtora Ana Domingues

É também de salientar a sessão noturna que decorreu no dia 16, onde se celebrou o cinema português das primeiras décadas do século XX com sketches de teatro protagonizados por alunos do 7ºB, sob a orientação da professora Sofia Francisco, seguidos do filme” A canção de Lisboa”, na presença de um público variado e em número significativo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados