Assinar
Mercado

Acilis aposta na economia digital aos 120 anos de vida

Ao apostar na mudança tecnológica, a associação pretende “ajudar a criar valor e a projetar as empresas de comércio, serviços e turismo” da região

O humorista Herman José (à direita) com elementos da Acilis durante a gala de aniversário

A Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria (Acilis), que está a comemorar o 120º aniversário, quer “apostar na economia digital” como forma de “criar valor e projetar as empresas” dos três concelhos que abrange: Batalha, Leiria e Porto de Mós.

“Estamos na fase da transição digital, o que vai permitir aos empresários criar outros tipos de ferramentas para os seus negócios, em que a Acilis também tem um papel relevante”, afirmou o presidente da associação, Lino Ferreira, durante a gala de aniversário, promovida na terça-feira, dia 15, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

“O digital é hoje reconhecido por agregar todos os fatores da economia que exploram a mudança tecnológica, que leva à transformação dos mercados, dos modelos de negócio e das operações do dia a dia. Será esta a aposta da Acilis no futuro, para que possamos ajudar a criar valor e a projetar as empresas de comércio, serviços e turismo da nossa região”, adiantou Lino Ferreira.

As candidaturas aos bairros comerciais digitais, em parceria com cada um dos três municípios – Leiria, Batalha e Porto de Mós -, e às aceleradoras de comércio digital, projetos que promovem a digitalização da economia, foram dadas como exemplos do empenho da associação nas novas tecnologias.

O presidente da Acilis considerou, por outro lado, que “é importante que as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do próximo quadro financeiro Portugal 2030 ajudem a economia a entrar num novo ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável, nomeadamente com mais apoios ao investimento na modernização dos estabelecimentos”.

A Acilis sempre se pautou por uma visão estratégica. Exemplo disso foi a criação da Escola Profissional de Leiria, em 1989, com o objetivo de preparar e incentivar os jovens para a vida comercial e industrial

Lino Ferreira, presidente da Acilis

“A festa” de evocação da fundação da Acilis, em janeiro de 1902, por Adolpho Augusto Leitão, constituiu ainda uma “reflexão sobre o futuro” do papel de uma “instituição que tem conseguido manter a sua capacidade de resiliência no movimento associativo ao longo dos tempos” e “sabido ajustar-se às transformações, tanto económicas como sociais, contribuindo para o crescimento económico e social regional”, segundo Lino Ferreira.

Durante a gala, a associação homenageou os associados mais antigos, dos três concelhos que abrange, bem como pessoas e entidades que contribuem para o desenvolvimento da região, entre as quais o jornal REGIÃO DE LEIRIA.

O espetáculo, apresentado por Sónia Clemente, contou com a participação de Herman José, do Instituto Jovens Músicos – Conservatório de Música e Artes, do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, da Manipulartes Teatro de Marionetas e da Escola de Dança de Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados