Assinar
Marinha Grande

Câmara da Marinha Grande promove conferência internacional sobre o vidro

Conferência realiza-se entre 17 e 19 de novembro no Teatro Stephens e pretende discutir a atualidade e o futuro da indústria vidreira.

Joaquim Dâmaso

Cerca de 30 oradores, nacionais e internacionais, participam entre 17 e 19 de novembro na conferência internacional “Vidro hoje, uma ponte para o futuro”, na Casa da Cultura Teatro Stephens.

A conferência está integrada no Ano Internacional do Vidro e irá abordar temas como história e património do vidro, ensino e formação do vidro, arte e design, o vidro na comunidade, sustentabilidade, inovação e tecnologia.

Segundo nota de imprensa, a conferência pretende evocar a história e o património da Marinha Grande intimamente ligado ao vidro, bem como “refletir sobre os desafios do futuro da atual indústria vidreira de embalagem e da cristalaria”.

A intenção da iniciativa, explica o autarca Aurélio Ferreira, foi “alargar os ângulos de reflexão em torno do vidro e atingir uma escala internacional, convidando oradores reconhecidos que permitirão a troca de experiências e conhecimentos e darão a visão do que ocorre noutros países com tradição vidreira”.

A conferência é constituída por cinco painéis de debate. O primeiro, que inicia às 11 horas do dia 17, é dedicado à “História e património do vidro”, com as intervenções de Jorge Custódio, historiador e investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; António Pires de Matos, Unidade de I&D “Vidro e Cerâmica para as Artes”; Inês Coutinho, do Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Emília Margarida Marques, do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia, do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. A conversa é moderada por Maria João Botelho Moniz Burnay, conservadora da coleção de vidros do Palácio Nacional da Ajuda.

Às 15 horas do mesmo dia tem lugar o segundo painel, sobre “Ensino e formação do vidro”. Nele participam Pavel Kopřiva, diretor da Glass Art School Kamenický Senov (República Checa); Joana Silva, em representação do CENCAL – Centro de Formação para a Indústria da Cerâmica; Márcia Vilarigues, diretora da Unidade de Investigação VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes, e Marzena Krzeminska Baluch, reitora da Faculdade de Vidro e Cerâmica da Academia de Artes e Design Eugeniusz Geppert (Polónia). O painel é moderado por João Pedro Faustino dos Santos, diretor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

No dia 18 estará em discussão a partir das 9 horas o tema “Vidro: arte e design”, com os contributos de Teresa Almeida, professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; Silvia Levenson, artista plástica, e Paulo Sellmayer, diretor criativo da VICARA. A conversa será conduzida por Fernando Quintas, professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Pelas 11h15 Gabriela Rocha, museóloga do projeto “Museu na Aldeia”, da SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, modera uma conversa sobre “O vidro na comunidade”. O painel é constituído por Sandra Solano, diretora do Museo del Vidrio de Bogotá (Colômbia); Eléonore Peretti, diretora do MusVerre (França); Paloma Pastor, diretora do Museo del Vidrio de la Real Fábrica de Cristales de La Granja (Espanha) e o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente.

O último painel, reservado para o dia 19, com início às 10 horas, tem como tema “O vidro: sustentabilidade, inovação e tecnologia”. Participam na discussão Manuel Ferreira, business developer da ReGaEnergy; Carlos Viegas, diretor industrial da Crisal; Carlos Barranha, diretor técnico da Vidrala SA e um outro orador ainda a confirmar. O painel será moderado por António José Ferreira, diretor do Jornal da Marinha Grande.

Além das comunicações e debates, que vão decorrer no Teatro Stephens, o programa inclui visitas a fábricas vidreiras do concelho, demonstrações de vidro soprado no Estúdio PoeirasGlass, uma masterclass de impressão em vidro com a artista argentina Silvia Levenson e a inauguração de uma exposição de adornos de Natal em vidro.

A participação na conferência é gratuita, limitada à lotação da sala, devendo as inscrições serem realizadas através de um formulário a ser disponibilizado.

Consulte o programa completo aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.