Assinar
Região à Mesa

Cinco jovens talentos da gastronomia da região estão apurados para final nacional em Fátima

Final nacional do concurso Jovem Talento da Gastronomia realiza-se na Escola de Hotelaria de Fátima na próxima semana, dias 6 e 7 de dezembro.

Estão quase a “jogar” em casa. Na próxima semana, dias 6 e 7, a 11ª Final Nacional do concurso Jovem Talento da Gastronomia realiza-se em Fátima, na Escola de Hotelaria de Fátima, e há cinco concorrentes com ligações à região.

Ao longo das últimas semanas, os futuros chef foram apurados em etapas regionais, conquistando um lugar na final em nove categorias distintas: Inovação com Bacalhau da Noruega, Artes de Mesa ICEL, Jovens Profissionais, Cozinha Makro, Inovação com Porco Europeu, Barman INTER Magazine, Tradição com Arroz Bom Sucesso, Plant Based By Bonduelle e Pastelaria NX Hotelaria.

A semifinal disputou-se no dia 9 de novembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, e os resultados foram anunciados publicamente no dia 25 de novembro.

Na próxima semana, o talento é posto à prova perante júris do sector, que vão escolher o melhor jovem talento a nível nacional, nas várias categorias de cozinha, pastelaria, bar e artes de mesa.

Da região, há cinco representantes de três escolas da região.

Na categoria Inovação com Bacalhau da Noruega, participa João Mateus, de 21 anos, natural de Alcobaça. Tirou o curso profissional de técnico de cozinha e pastelaria na EPADRC (Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, Alcobaça), prosseguindo o percurso académico na Escola de Hotelaria Turismo de Portalegre, que representa neste concurso.

Francisco Quintino vai representar a Escola de Hotelaria de Fátima na categoria “Inovação com Porco Europeu”. Conseguiu o acesso à final com um prato desenvolvido por si, “Porquino Alentejano”.

José Melo, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (Caldas da Rainha) vai estar em prova na categoria Pastelaria NX Hotelaria.

Na categoria Cozinha Macro, Rui Rodrigues, da Escola de Hotelaria de Fátima, foi apurado como suplente, tal como Filipe Pratas, da Escola de Hotelaria de Fátima, na categoria Barman INTER Magazine.

O evento Jovem Talento da Gastronomia foi criado em 2009 e é direcionado a jovens profissionais e estudantes de hotelaria e restauração. Em formato concurso desde 2012, “funciona como uma rampa de lançamento para os participantes, estimula a aprendizagem e aumenta o leque de oportunidades”, indica a organização.

Na última edição, Tiago Bispo, de 23 anos, residente na Cruz da Légua, Pedreiras, venceu o concurso Jovem Talento da Gastronomia, na categoria “Artes da Mesa ICEL”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.