Assinar


Leiria

Monte Redondo e Carreira aprovam desagregação da união de freguesias por unanimidade

Proposta, da iniciativa do Movimento Carreira Mais e aprovada pela Assembleia de Freguesia, segue para a Assembleia Municipal de Leiria.

A proposta de desagregação da União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira, no concelho de Leiria, foi aprovada esta quarta-feira por unanimidade pela Assembleia de Freguesia (AF), que reuniu extraordinariamente com este único ponto na agenda.

A proposta foi aprovada com oito votos favoráveis, tendo um dos elementos da Assembleia apresentado escusa, alegando conflito de interesses.

Em declarações à Lusa, Paulo Gaspar, presidente da AF, adiantou já ter remetido “o processo digitalmente para a Assembleia Municipal de Leiria” e que este será “entregue em mão na sexta-feira”.

Paulo Gaspar adiantou que “foi criado um movimento na Carreira que fez uma recolha de assinaturas a favor da desagregação”.

“Das 785 assinaturas, 690 eram de pessoas recenseadas na Carreira”, prosseguiu o autarca, acrescentando que “as assinaturas foram entregues juntamente com a proposta de desagregação” à AF, tendo sido iniciado o processo.

Paulo Gaspar acrescentou que se a Assembleia Municipal aprovar a separação da união das freguesias, o processo segue para o Parlamento.

Em 14 de novembro, numa reunião extraordinária, o executivo da União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira aprovou, por unanimidade, um “parecer favorável condicionado” sobre a desagregação.

No documento, disponível no sítio na Internet da Junta, lê-se que o executivo, presidido por Céline Gaspar, “reconhece o sentimento de perda dos cidadãos da Carreira quanto à sua representatividade nos órgãos autárquicos”, situação que “tem consequências negativas para a democraticidade da gestão autárquica e para o debate plural”.

Por outro lado, assume que “o facto de o executivo ser predominantemente residente no território da extinta freguesia de Monte Redondo não permite a acessibilidade aos representantes autárquicos na mesma medida que tinham antes da agregação”.

Entre outros aspetos, no parecer, a Junta apresenta “enormes reservas quanto à viabilidade financeira de ambas as freguesias, mas não dispõe de todos os dados necessários para uma cabal análise”, e, reconhecendo existir “uma fragilidade preocupante”, remete para as entidades competentes a aferição técnica desta questão.

A semana passada, foi aprovada a desagregação da União das Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, também no concelho de Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.