Assinar
Desporto

Mundial arranca este domingo. Confira o calendário completo de jogos

O ritmo cardíaco começa a acelerar com o aproximar de mais um campeonato do mundo de futebol. O primeiro jogo de Portugal está marcado para 24 de novembro

Foto de arquivo Joaquim Dâmaso

A camisola e o cachecol já estão preparados para que Lino Ferreira possa assistir, vestido a rigor, aos primeiros jogos da seleção nacional no Mundial 2022, que se realiza no Qatar.

Ligado ao mundo do futebol há 25 anos, tendo sido diretor associativo e federativo, o atual presidente da Acilis – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria, não esconde a sua grande paixão pela seleção portuguesa, que já acompanhou noutras edições do campeonato do mundo de futebol.

O voo de partida está marcado para 22 de novembro, dois dias antes do primeiro jogo de Portugal, que acontece às 16 horas de quinta-feira, frente ao Gana.

Lino Ferreira vai assistir, no estádio, aos primeiros três jogos da equipa das quinas (dias 24 e 28 de novembro e 2 de dezembro) e “gostava de ter um regresso muito positivo” a Leiria.

“Isso passa por a seleção portuguesa passar esta primeira fase e depois estarmos na final, acho que merecemos”, acrescenta. O desejo do empresário será, por esta altura, o da maioria dos portugueses.

Além da experiência que será vivida por Lino Ferreira, há outras histórias que ligam a região de Leiria ao campeonato do mundo de futebol, nomeadamente a de Elisabete Reis, que vive há 16 anos no Qatar, tem raízes em Fátima, e está a acolher e acompanhar os fãs de Portugal no país anfitrião (leia aqui).

A somar a isso, uma das músicas oficiais de apoio à seleção nacional conta com a voz de Ricardo Tê, de Leiria. O artista contou-nos como foi partilhar estúdio com Mastiksoul e Ricardo de Sá.

E para que não falte nada ao leitor, ainda falámos com Diogo Amado, médio da União de Leiria, que jogou duas épocas no Al-Gharafa, no Qatar. O jogador dá a sua visão do panorama futebolístico naquele país.

Envolto em algumas polémicas – desde logo a escolha do país anfitrião – o Mundial de Futebol 2022 tem pontapé de saída marcado para domingo, dia 20, num jogo entre o Qatar e o Equador. O campeão do mundo será decidido a 18 de dezembro, na final.

Na fase de grupos, Portugal integra o grupo H e tem encontros marcados com as seleções do Gana, Uruguai e Coreia do Sul.

Comparando com o último Mundial, que aconteceu na Rússia, em 2018, entre os 26 convocados o selecionador nacional, Fernando Santos, repete apenas 10 jogadores. É uma equipa renovada que o selecionador acredita ter potencial para chegar à final.

Entre as hipóteses para avançados estão André Silva, Cristiano Ronaldo, Gonçalo Ramos, João Félix, Rafael Leão e Ricardo Horta. Para as posições de médios compõem a lista Palhinha, Rúben Neves, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, João Mário, Matheus Nunes, Otávio, Vitinha e William Carvalho.

Já entre os defesas estão Diogo Dalot, João Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Danilo Pereira, António Silva, Nuno Mendes e Raphaël Guerreiro. Por fim, as redes da baliza serão guardadas por Diogo Costa, José Sá e o leiriense Rui Patrício.

Confira na imagem em baixo o calendário completo dos jogos, registe os resultados e acompanhe a competição até à grande final.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados