Assinar
Pedrógão Grande

Pedrógão Grande é o único concelho da região sem qualquer estação base 5G

Informação consta do relatório referente ao final do 3.º trimestre de 2022, divulgado pela Autoridade Nacional de Comunicações.

Dos 308 concelhos existentes em território nacional, 37 não têm qualquer estação base 5G. Na região de Leiria, o concelho de Pedrógão Grande é o único que não está abrangido pelo serviço de comunicações.

A informação foi divulgada ontem, quarta-feira, pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), revelando que, no final do 3.º trimestre de 2022, “o número de estações de base instaladas no território nacional com tecnologia 5G ascendia a 4317 estações, distribuídas por 271 concelhos (88% dos concelhos no país) e por 1191 freguesias (39% das freguesias no país).

Dos “37 que não se encontram ainda servidos com qualquer estação associada à tecnologia 5G”, 29 são concelhos em Portugal continental e os restantes oito nos Açores.

Além de Pedrógão Grande, o único concelho na região de Leiria nesta condição, integram a lista os municípios do Alandroal, Alcoutim, Alvito, Barrancos, Campo Maior, Castelo de Vide, Castro Verde, Cuba, Estremoz, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Marvão, Monchique, Monforte, Moura, Mourão, Nisa, Ourique, Penedono, Portel, Reguengos de Monsaraz, Sardoal, Serpa, Sousel, Tabuaço, Vendas Novas, Vila Nova da Barquinha e Vila Viçosa.

Concelhos com estações 5G Fonte: Anacom

No arquipélago dos Açores, os concelhos sem qualquer estação 5G são Calheta de São Jorge, Lajes do Pico, Santa Cruz das Flores, Corvo, Madalena, São Roque do Pico, Lajes das Flores e Santa Cruz da Graciosa.

“É de assinalar que todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira passaram a estar servidos por estações de base 5G no final do terceiro trimestre”, refere a Anacom, em comunicado.

O número de estações de base 5G instaladas em Portugal aumentou 48% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, para 4.317 estações.

De acordo com o regulador, a NOS é a operadora que, no final de setembro, “tinha instalado um maior número de estações 5G, num total de 1.974 estações (46%), seguindo-se a Vodafone com 1.604 estações (37%) e a Meo [Altice Portugal] com 739 estações (17%)”.

Em termos de dispersão territorial de estações de base 5G, “por concelhos, a Meo é o operador que apresenta estações de base 5G num maior número de municípios – 218, seguindo-se a NOS, com a presença em 184 municípios, e a Vodafone em 179 municípios”.

“Apesar desta evolução, se considerarmos o número total de estações existentes (2G, 3G, 4G e 5G) observamos que a NOS é o operador com menor número de estações, num total de 11.395 estações (28% do total), sendo o primeiro lugar ocupado pela Vodafone com 16.360 estações (39%) e o segundo lugar pela Meo com 13.711 estações (33%)”, acrescenta a informação divulgada ontem pela Anacom.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados