Assinar
Leiria

Reabilitação da Casa dos Pintores em Leiria arrancou esta quarta-feira

Município prevê conclusão das obras num prazo de cinco meses.

Joaquim Dâmaso

Iniciaram esta quarta-feira, dia 16, os trabalhos de reabilitação da Casa dos Pintores no centro histórico de Leiria. A empreitada pretende tratar as fissuras existentes na estrutura e que surgiram na sequência de um abatimento de terras na rua Acácio Paiva.

Em maio deste ano o REGIÃO DE LEIRIA dava conta das fissuras nas fachadas visíveis a olho nu, bem como da intenção da autarquia em reparar as mesmas pelo interior e exterior, assim como pintar o edifício e remover a estrutura metálica que foi deixada após as obras na rua.

A Câmara de Leiria informou hoje em comunicado que a empreitada inclui, além do tratamento das fissuras, a reabilitação das paredes, intervenção na cobertura, nos revestimentos interiores e exteriores, tratamento de madeiras, recuperação de cantarias e trabalhos nos sistemas elétricos e de segurança.

A obra tem um prazo de execução previsto de 150 dias e um custo estimado de 159.600 euros.

Segundo a autarquia, a zona está “em constante monitorização”, sendo expetável que os “problemas na rua e na Casa dos Pintores fiquem resolvidos” e que o espaço possa reabrir ao público “no segundo trimestre do próximo ano”.

A Casa dos Pintores foi adquirida pelo município em 2006 e abriu ao público como edifício municipal em 2009. O imóvel de três pisos, que se supõe datar do séc. XVI, tem uma varanda em madeira, característica da arquitetura de Leiria e é frequentemente retratado em pinturas e desenhos, daí a designação “Casa dos Pintores”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados