Assinar
Saúde

Semana Europeia do Teste do VIH-Hepatites com rastreios no distrito

Começa hoje a campanha intensiva que pretende ajudar cada um a conhecer o seu estatuto serológico para estas infeções.

A Semana Europeia do Teste do VIH-Hepatites decorre entre 21 a 28 de novembro com realização intensiva de rastreios às infeções de VIH e hepatites virais, numa campanha que se estende também ao distrito de Leiria.

Os testes são gratuitos, rápidos e anónimos e estão disponíveis em várias organizações, ajudando as pessoas a conhecer o seu estatuto serológico para estas infeções, bem como acederem atempadamente a cuidados de saúde que eventualmente necessitem.

Segundo a organização, de Helsínquia a Lisboa e, em Portugal, de Norte a Sul e ilhas, esta será uma semana em que as organizações da sociedade civil se juntam para fazer uma campanha intensiva que pretende “cumprir as estratégias internacionais de eliminação da infeção pelo VIH, hepatites virais e outras IST, enquanto grave problema de saúde pública”, afirma o diretor executivo do Grupo Ativistas em Tratamento, Ricardo Fernandes.

No distrito, fazem parte da Rede de Rastreio Comunitário, a Acompanha, de Peniche, cuja área de intervenção é Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche; a InPulsar, que trabalha na área de Leiria; e a Novo Olhar II, da Marinha Grande, cuja intervenção se estende também a Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.