Assinar


Cultura Exclusivo

“Senhora do Mar” revela-se em nova coleção na livraria Arquivo

Sandrine Vieira volta a expor em Leiria, desta vez um conjunto de joias e objetos inspirados na relação com o mar.

Há muito que Sandrine Vieira tem uma relação especial com o mar. “Adoro praia, sou muito apaixonada pelo mar, é a minha segunda casa”. À beira-mar encontra refúgio: tanto nos dias bons como nos menos bons – o que tanto serve para os dela própria como para os humores do oceano. Entre os amigos, a designer e artista plástica ganhou, por isso mesmo, a alcunha de “Senhora do Mar”. E é precisamente a partir daí que nasce a mais recente exposição de objetos e joalharia contemporânea em cerâmica que a criadora de Leiria desvenda na galeria da livraria Arquivo.

Esta não é a primeira vez que os motivos marítimos surgem no trabalho da especialista em joalharia contemporânea. Mas, agora, essa paixão é assumida em nome próprio, puxando para o título da coleção a “Senhora do Mar” que há em si.

Para desenvolver esta nova linha conceptual de trabalho, Sandrine Vieira mergulhou no universo de objetos que, ao longo dos anos, foi recolhendo nas incursões às praias, “quanto mais desertas, melhor”. “Sou uma recoletora de pauzinhos, conchas, búzios, pedras, coisas que me inspiram”. Para “Senhora do Mar”, espalhou-as sobre o chão e a mesa e deixou que a energia desse espólio marítimo fizesse efeito, produzindo várias peças – “a inspiração do mar não acaba” -, entre joias, objetos de decoração e fotografia.

O resultado final é como “um mergulho ao fundo do mar”, de onde traz referências que podem ser identificadas nas ondulações, texturas, fios, incrustações. “Pela primeira vez usei na cerâmica algo que nunca tinha usado: tinta de ouro”. O efeito agradou-lhe, “mais pelo peso mais emocional do que pelo valor”. “Antes não apreciava trabalhar com ouro, mas estou a gostar cada vez mais. Fiquei fã. Transmite poder”, realça.

A exposição está na Arquivo, até 5 de dezembro, com introdução de novas obras ao longo das próximas semanas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.