Assinar


Alvaiázere

Ambiente do Pinhal Interior investe 415 mil euros em eficiência hídrica em Alvaiázere

Projeto de eficiência hídrica, com um valor global de cinco milhões de euros, integra o Plano Estratégico de Controlo de Perdas do Sistema de Abastecimento de Água

A Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) anunciou um investimento de 415 mil euros em eficiência hídrica no concelho de Alvaiázere.

Segundo informação da empresa enviada à agência Lusa e ontem divulgada, este projeto de eficiência hídrica, com um valor global de cinco milhões de euros, integra o Plano Estratégico de Controlo de Perdas do Sistema de Abastecimento de Água que, além de Alvaiázere, beneficia os restantes concelhos da empresa intermunicipal.

A APIN adiantou que este projeto de eficiência hídrica, cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, permite à empresa a compra de equipamentos de controlo, medição e telegestão para a antecipação de fugas de água, e a instalação de medidores de nível nos reservatórios e medidores de pressão nas zonas de monitorização e controlo instaladas nas redes de distribuição.

Também possibilita a substituição de condutas com perdas elevadas, sendo que em Alvaiázere estão contemplados 3.730 metros de substituição de condutas, além de uso de ‘software’ de telemetria (para a monitorização de perdas e fugas) e ‘software’ de otimização de programas de receção de perdas e fugas.

A APIN destacou que “a aposta na área da eficiência hídrica é uma necessidade urgente a nível global”, notando que, “até chegar ao consumidor final, existe uma grande quantidade de água que se perde”. Estima-se que essa perda seja superior a 50% na região.

A empresa intermunicipal acrescentou que tem em curso no concelho de Alvaiázere três empreitadas de extensão dos sistemas de águas residuais, num investimento total de cerca de 1,6 milhões de euros, estando prevista a conclusão até ao segundo trimestre de 2023.

A apresentação do investimento na área da eficiência hídrica e o balanço dos trabalhos realizados e em curso foram feitos hoje, em conferência de imprensa, em Alvaiázere.

Criada em 2018 para gerir os serviços de abastecimento de água, de saneamento e resíduos sólidos, a APIN agrega concelhos dos distritos de Coimbra e de Leiria.

O plano de investimento da APIN para os municípios aderentes é superior a 40 milhões de euros.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.