Assinar
Batalha

Carvalho-cerquinho do Padre Zé candidatado ao Concurso Nacional Árvore do Ano 2023

“Para valorizar e preservar este monumento natural, com cerca de 6 metros de perímetro e quase 21 metros de altura”, diz a autarquia

A Junta de Freguesia Reguengo do Fetal vai dar início ao processo de candidatura do carvalho do Padre Zé ao Concurso Nacional Árvore do Ano 2023, anunciou na sexta-feira, dia 2, o Município da Batalha.

Trata-se de um “imponente carvalho-cerquinho localizado no Reguengo do Fetal, que se afigura como a maior árvore desta espécie do nosso país e uma das maiores da Península Ibérica”, refere o município.

Esta e outras informações constam de um artigo científico intitulado “Old-Growth Quercus faginea in Portugal”, publicado recentemente no International Oaks Journal pela 30por1Linha – Associação Sociocultural e Ambiental, Grupo Aves da Batalha e pelos biólogos Carlos Vila Viçosa, João Gonçalo Soutinho e Sofia Quaresma.

“Reza a história que a denominação atribuída ao carvalho se deve ao facto de, nos anos 40 do século passado, o pároco do Reguengo do Fetal, José do Espírito Santo, ter adquirido o terreno onde a árvore estava localizada – já com um porte considerável – para que não fosse cortada para carvão”, adianta a autarquia.

“Para valorizar e preservar este monumento natural, com cerca de 6 metros de perímetro e quase 21 metros de altura”, a Junta de Freguesia Reguengo do Fetal decidiu avançar com a candidatura, com o apoio da câmara municipal, do Grupo Aves da Batalha e de populares.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados