Assinar


Sociedade

Chuva coloca Leiria sob aviso amarelo do IPMA no primeiro dia de 2023

Superfície frontal fria que afeta a Península Ibérica está na origem da precipitação e agitação marítima previstas para o distrito.

Chuva ameaça marcar os festejos da passagem de ano 2022/2023 Max Bender/Unsplash

Leiria é um dos oito distritos do norte e centro de Portugal continental que estão sob aviso amarelo por causa da previsão chuva e, nalguns casos, devido ao vento e à agitação marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo (o terceiro na escala) estende-se aos distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

Em Leiria, é esperada chuva forte entre as 9 e as 18 horas do dia 1 de janeiro, previsão que se estende aos distritos de Viseu, Vila Real e Coimbra. Para o primeiro dia do ano, o prognóstico aponta uma máxima de 18 graus e uma temperatura mínima de 8, com probabilidade de precipitação de 100%.

Um outro aviso amarelo é lançado para Leiria devido à agitação marítima para a noite de passagem de ano. Entre as 21 horas do dia 31 e as 15 horas de 1 de janeiro podem registar-se ondas de oes-sudoeste com 4 a 4,5 metros.

Para esta sexta-feira, 30 de dezembro, o IPMA prevê períodos de chuva no Norte e no Centro, por vezes forte e persistente, e vento por vezes forte no litoral e terras altas do Norte e do Centro.

Na informação divulgada, o instituto avança que o estado do tempo no continente e nas ilhas será afetado por “uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica”.

“Prevê-se períodos de chuva que poderão ser por vezes fortes no Minho e Douro Litoral a partir do final do dia 31 de dezembro, coincidindo com a passagem de ano, sendo que a precipitação se estenderá ao restante território a partir da manhã do dia 1”, é referido em comunicado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados