Assinar
Mercado

Emanuel apadrinha novo pastel da Serra d’El-Rei inspirado no amor de Pedro e Inês

Resulta de uma receita “muito antiga que havia na Serra d’El Rei” e assenta num “pão de ló de noz, com recheio de ovos, o segredo, e noz caramelizada, decorado com dois corações

O pastel “Amor Único”, inspirado na história de D. Pedro e Dona Inês de Castro, foi apresentado no Fórum da Serra, em Serra d’El Rei, no concelho de Peniche e apadrinhado pelo produtor,compositor e intérprete Emanuel.

A criação do doce é um projeto da Junta de Freguesia de Serra d’El-Rei, em parceria com a pastelaria Roma e tem como objetivo “a divulgação de um amor proibido que começou no século XIV, marcou a história de Portugal e ultrapassou fronteiras”.

“Fui o primeiro a comer este doce, é maravilhoso”, disse Emanuel na cerimónia de apresentação, terça-feira, dia 20, acrescentando que “uma junta de freguesia ter a coragem, inteligência, capacidade empresarial para fazer uma coisa destas é de facto de destaque”.

“Somos das únicas freguesias portuguesas a ter a ousadia de criar uma marca. A única freguesia do oeste. Obrigado ao Emanuel por aceitar ser o padrinho desta ousada iniciativa que valoriza a história de Portugal. Obrigado à pastelaria Roma pela parceria”, reforçou o presidente da autarquia local, Jorge Amador.

O bolo “Amor Único – Pedro e Inês” resulta de uma receita “muito antiga que havia na Serra d’El Rei” e assenta num “pão de ló de noz, com recheio de ovos, o segredo e noz caramelizada, decorado com dois corações que simbolizam D. Pedro e Dona Inês”.

O pastel, vendido em caixas de seis unidades, segue a mesma receita, formato inspirado no pastel de nata e foi-lhe adicionado doce de chila. A caixa inclui uma dedicatória escrita por Emanuel, um texto histórico que caracteriza o doce, e um poema de Miguel Torga.

À venda desde 20 de dezembro, “vai ser fácil a quem provar, apaixonar-se para sempre”, referem os autores do projeto, destacando que “ao mesmo tempo reforça-se a identidade de um povo”. Surge depois do lançamento em 2021 do livro “Pedro e Inês na História de Serra d’El-Rei”.

O novo doce regional já pode ser adquirido no Museu D. Pedro I e no Fórum da Serra.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.