Assinar


Cultura Exclusivo

Música em Leiria perde apoio da DGArtes ao fim de 40 anos mas Orfeão garante festival em 2023

Em quatro anos, a candidatura do Orfeão de Leiria caiu de quarta melhor a nível nacional para a 31ª. O festival procura reforço de apoios para conseguir manter o programa previsto para a 41ª edição, em 2023.

Mesmo sem apoio do Estado, a 41ª edição do festival vai acontecer entre março e abril de 2023 FML

Pela primeira vez nos 40 anos da história do Música em Leiria, o festival organizado pelo Orfeão não tem apoio do Ministério da Cultura (MC). A DGArtes confirmou os resultados provisórios que o REGIÃO DE LEIRIA noticiou no final de novembro e não deu provimento ao recurso do Orfeão de Leiria (nem da Biblioteca de Instrução de Valado dos Frades, relativamente ao Jazz Valado).

“É uma surpresa total”, considera o presidente do Orfeão de Leiria, que tinha poucas esperanças na eficácia da contestação, mas que continua incrédulo perante a pontuação e argumentação recebida no concurso para Apoio Sustentado às Artes para programação na modalidade quadrienal.

Vítor Lourenço diz que a exclusão do Música em Leiria do programa de apoio estatal é “inaceitável, incomum e inexplicável”. “Há quatro anos ficámos em quarto lugar. Este [festival] é ainda melhor em termos de conteúdo e, agora, ficamos em 31º a nível nacional e caímos na linha dos não-apoiados”, insurge-se, desconcertado pela falta de sintonia entre as declarações do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e a ação do júri do concurso da DGArtes.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.