Assinar


Sociedade

Iniciadas buscas na Nazaré para encontrar barco de pesca com quatro pessoas a bordo

Capitania da Nazaré considera ser prematuro declarar a embarcação como desaparecida.

Embarcação saiu do porto por volta da meia-noite CMN

Uma embarcação de pesca com quatro pessoas a bordo está a ser procurada pelas autoridades marítimas, alertadas pelo armador que o barco, que já deveria ter voltado ao Porto da Nazaré, se encontra incontactável.

O capitão do Porto da Nazaré, Mário Lopes Figueiredo, disse à agência Lusa que o barco de pesca “saiu para a faina às 00h05 de hoje e ainda não voltou ao Porto, tendo o armador dado o alerta, às 16 horas, por não conseguir contactar a tripulação, via telemóvel.

De acordo com o responsável pela Capitania da Nazaré, no distrito de Leiria, “ainda é prematuro dizer que a embarcação está desaparecida, porque pode encontrar-se numa zona sem cobertura de rede”, mas, admitiu que as tentativas para contactar a embarcação via rádio “também se revelaram infrutíferas”.

A embarcação, “Letícia Clara”, tem a bordo um tripulante português, dois indonésios e um marroquino, que terão saído para pescar na zona entre a Nazaré e a Figueira da Foz.

As autoridades marítimas têm em curso uma operação de busca por mar, por terra e aérea, na qual estão empenhados meios da Capitania da Nazaré, da Capitania da Figueira da Foz, da GNR e da Força Aérea Portuguesa.

Duas equipas da Polícia Marítima da Nazaré “estão a fazer buscas no areal entre a Nazaré e a Figueira Foz”, contando com a colaboração de uma equipa da Unidade de Controlo Costeiro da GNR. No mar está empenhada uma embarcação da Estação Salva-vidas da Nazaré.

Na área da Capitania da Figueira da Foz estão também empenhadas equipas de busca em terra e no mar, entre as quais a “embarcação com capacidade oceânica Patrão Macatrão”, informou Mário Lopes Figueiredo.

De acordo com o mesmo responsável, “largou do Porto de Setúbal o NRP João Roby”, que se juntará às buscas e foi também acionado um avião da Força Aérea (um C295) “com capacidade para efetuar buscas já no arco noturno”.

(atualização dia 17 de dezembro de 2022, pelas 10 horas: dois dos tripulantes são de nacionalidade indonésia e não paquistanesa, como inicialmente foi referido)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados